Por que não Emagreço, Apesar de Correr?

Emagrecimento e Corrida

Muitas pessoas, diariamente estão se perguntando por que não emagrecem quase nada, apesar de se empenhar em duras e extensas corridas matinais.
É uma dura realidade para quem se propõe a correr tanto e não obter aquele resultado tão esperado; "Jogar fora todo o guarda roupa, ficar alguns reais mais pobre e muuuuuuuuuuuuuuuuitooooooooo feliz"!
Para o conhecimento de quem nunca ouviu isto, e que leia e atente bem para o que vou falar: é preciso comer 5 a 6 vezes ao dia, para que o corpo emagreça na quantidade de gordura estocada no corpo. Isso mesmo, se você tentou emagrecimento com abstinência alimentar ou calórica, pode estar com um sério problema, principalmente por que você corre, certo? Então entenda, para correr, o corpo necessita de alimento e para emagrecer, se não houver ingresso diário de alimento no organismo, este se torna mais econômico e elimina glicogênio, que é mais interessante ao corpo e não dispõe das reservas de gordura, que são menos interessantes.
Pela ordem: Faça treinos regulares, dentro de uma faixa de frequencia cardiaca que pode variar entre 60 e 80% da sua frequencia cardiaca máxima (avaliada por um profissional competente), depois, alimente-se antes, durante os treinos mais longos e depois dos treinos.
Existem três tipos muito importante de alimentos para o corredor: primeiro= alimento de reserva anterior ao treino: serve para preservar o gasto exagerado do glicogênio muscular e visceral. Segundo=alimento de manutenção: se você já se encontra em estágio adiantado de condicionamento físico, e estiver executando treinos que vão até 2 horas de duração, então você precisará de uma ou duas alimentações. Em treinos acima de uma hora de duração, como exemplo, um treino de uma hora e meia, deve ter uma parada de reposição de alimentos rápidos, como carboidratos concentrados. E para os de duas horas ou mais, duas ou mais paradas, conforme a recomendação de nutricionista ou profissional do esporte.
Terceiro=Após os treinos, não importando a distância ou tempo de duração, é necessário que se alimente de uma refeição, conveniente para o horário do dia em que se treine.
Evite ingerir gorduras, açúcares, óleos e azeites, e alimentos em geral, de forma demasiadamente exagerada.
Beba água e isotônicos, na medida que você treina mais que uma hora de treinos contínuos.
Beba água para qualquer distância, antes, durante e após.

Pratique uma ótima alimentação e seu corpo responderá com eficiencia atlética e de suas formas

Bons treinso e  boas refeições que se completam.

8 comentários:

  1. Fala Miguel.
    Eu tinha visto o outro site, esse blog não conhecia não. Muito legal, vi no ativo.com tbm.Gostei!
    Vou fazer uma divulgação no Twitter.
    Você correu a 1ª maratona do Brasil no RJ em 1979?
    O Rodolfo Lucena está procurando quem tenha participado.
    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Antonio,

    Corri, provavelmente a segunda maratona. A maratona Garoto em 1978 ou 79.

    fico feliz por ter amigos como parceiros de corrida.
    Vou entrar em contato com o Lucena.

    Forte abraço e nesta semana, teremos um novo site da equipe no ar.

    Abraços e dê sempre a sua opinião, farei de tudo para corresponder com o conteúdo das escritas.

    ResponderExcluir
  3. Olá Miguel, gostei muito de suas dicas. Eu comecei a correr em São José do Rio Preto, com um treinador chamado Adalberto Garcia (http://www.adalbertogarcia.com.br/)que dava nos treinos exercícios de coordenação e depois tiros de 200 em um dia, de 400 em outro, em subidas, etc. e só nos finais de semana é que faziamos os longos. Frequentei por pouco tempo, pois mudei para BH, mas eram muito bons, em 4 meses sai do 0 para os 13 km.
    Ocorre que aqui em BH não conheci nenhum treinador com esse método, pensei que fosse uma coisa do Adalberto. Fiquei agora feliz com suas dicas, justamente sobre os exercícios de coordenação e os tiros. Vou fazer por minha conta. Valeu.

    ResponderExcluir
  4. Show, estou acompanhado teu Blog. um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Valeu Jailson,

    Força nos treinos e juizo nas emoções!
    Corra com saúde e veloz.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  6. Onde compro seu livro "Construindo..."?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Luc,

    Na verdade o livro A Construção do Corredor, está disponível em algumas livrarias no Brasil; são elas: Saraiva, pela internet ou na loja física; Submarino, na internet; Na Livraria Cultura, Fenac, e demais outras, como a LA Selva do Aeroporto de Cumbica. Parece que a entrega é a partir de um dia, dependendo da região.

    Boa sorte e obrigado

    ResponderExcluir
  8. Olá Miguel, boa noite.
    Sei que a alimentação varia de pessoa para pessoa e de acordo com os treinos. Entretanto percebo uma "constante" (ou quase) referência aos "suplementos". Albumina, creatinina, proteína, carboidratos em pó, em gel e outros tipos...
    A pergunta é: é realmente necessário utilizar esses produtos?
    Não consumo alimentos muito modificados e todos os citados são extremamente modificados.
    É possível fazer uma alimentação adequada sem esses produtos, considerados suplementos?

    ResponderExcluir