Técnica de corrida ou Coordenação Motora

Os países mais evoluidos utilizam este tipo de treino, desde a escola de atletismo para criancinhas, até os estágios mais evoluidos do treinamento de atletas consagrados.
Por que trabalha-los? Por uma questão muito simples: Evolução!
A evolução física na corrida depende, substancialmente, de melhoras na atuação física e emocional do corredor.
Sabemos que é muito comum se trabalhar hoje em dia, com as pessoas comuns, uma ginastica de correção postural. Na verdade, este tipo de trabalho, mundialmente conhecido como RPG (reeducação postural geral), é um reajuste no posicionamento do corpo, diante da ação da gravidade que tem se mostrado cada vez mais agressiva para algumas pessoas. É um ombro que despenca, são as costas que se curvam para a frente, a pelvis que insiste em se apoiar em uma das suas laterais, enfim, é o mecanismo de auto defeza, imperando sobre o que seria mais correto, ou seja, o equilíbrio.
Toda esta explicação pra dizer que o atleta ou o corredor iniciante também depende de exercícios que tendam a elevar a linha de direção do corpo, obrigar os pés a tocarem o solo muito rápido e eficiente, além de tornar o impacto, menos contundente e melhor direcionado, do início ao final de sua evolução no solo.
Além de todos os favorecimentos descritos, os exercícios de coordenação motora são de suma importância para o aumento na resistência muscular dos membros inferiores e a coordenação expecífica da corrida. a esse conjunto de situações melhoradas atribuimos a efeitos colhidos pelos trabalhos de Técnica de Corrida.
Existem alguns tipos de exercícios, dentre os quais, alguns mais utilizados por corredores inciantes, que salientarei para que possam realizar e usufruir dos seus resultados. Skiping, Hanfersan, Hopser, Saltitos laterais, Soldadinho, Saltos Verticais e Saltos Horizontais.

O primeiro deles é chamado de Skiping = Este é um exercício que corresponde a parte incial de saida do solo, na hora da corrida. Entra-se com a parte dianteira do pé e sai, também, pela parte dianteira do pé. (o exercício se caracteriza pela elevação rápida do joelho acima e a frente, acompanhado da parte da frente do pe´, que abandona o solo mais tarde em relação ao restante do membro inferior).
 O segundo deles é conhecido por Hanfersan = Este exercício é uma parte do movimento da corrida e que corresponde a puchada da perna na direção do glúteo, antes de partir para a fase aérea e ataque e sua principal característica é a fase de descanso da perna e compensatória depois do movimento de impulsão na corrida. (a posição do tronco é ligeiramente inclinada à frente e os movimentos se repetem muito rápido e o avanço do corpo no espaço é mais lento possível. Maior numero de repetições em menor avanço linear.

No Skiping, as pernas trabalham com o apoio em baixo do corpo e com velocidade uniforme, sobe e desce, numa linha vertical com o chão.
No Hanfersan, as pernas trabalham semelhante ao movimento do Skiping, ou seja, apoio em baixo da linha vertical do corpo e seus movimentos são de puchada rápida da perna em direção ao glúteo e descida rápida para recuperar o equilíbrio, quando a outra perna parte para o seu movimento, imediatamente ao toque da outra com o solo.

Na próxima vez, descreverei os demais e falarei das utilizações e demais exercícios de Coordenação Motora.

Bons treinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário