Como definir a quilometragem curta, média e longa de sua corrida?

Se você começou a correr ha poucos anos e não sabe ao certo o que é para você, um treinamento curto, médio ou longo, agora sinalisarei como fazer essa definição.

Primeiramente, tenha a idéia do que é um treinamento em ritmo, ou seja, conheça muito bem o seu ritmo de corrida. Você corre o quilômetro em 8 minutos? 7, 6, 5, 4 ....
Então, em um dia qualquer, com bastante tempo para fazer uma avaliação, inicie seu teste correndo lentamente, em percurso circular e marcando no LAP do seu relógio, os tempos e os batimentos cardíacos por volta. Faça este teste durar, enquanto você permanecer em batimentos cardíacos constantes e inalterados, e os tempos por volta coincidirem. Se o tempo do LAP cair, você está mais rápido e portanto, se seu batimento cardíaco aumentar, só confirma o esforço maior. Para valer o teste, faça durar o maximo que puder, sem alterações.
O teste para ter validade, deve terminar na hora em que os batimentos cardíacos começarem a se alterar, apesar de manter o treinamento em ritmo constante, ou seja, no mesmo tempo por LAP.
Feito isto, defina como longo, os 100% deste treinamento. Defina como treino médio, até no máximo 60% deste total de LAP. Por fim, defina como treino curto, a distância de até 40/50% do teste.
Desta forma, é possível realizar treinos em distâncias compatíveis com a sua condição física, sem no entanto se fazer valer das distâncias PROTAGONIZADAS por muitos e ditas como necessárias para se realizar provas mais longas.
Lembre-se as provas de corridas devem ser encaradas a medida que você avança nos anos de treinos.
Para as provas de 5/10km, é possível realiza-las a partir dos seis meses a um ano. Para a prova dos 15/21km, é possível ingressar, a partir dos 2 anos em diante. Por fim, as provas de maratonas (42.195m), e as de maiores distâncias devem ser orientadas por alguém do meio médico e esportivo, quando será determinado se é possível ou não, e também, para o seu conhecimento, o organismo humano amadurece para corridas de maratonas, a medida que atinge mais de quatro anos de treinos ininterruptos (aumento na quantidade de hemáceas no sangue e que são responsáveis pelo transporte de oxigênio nesse meio), com o último ano antes da prova, hamoniosamente acima dos 12/20 quilômetros em sessões de treinos.
No mais, faça treinos duradouros, ou treinos que te contribua para a saude e o resultado de "alto rendimento" feitos com muita determinação.  

Treine bem, corra eficiente e faça acontecer o que realmente é pra acontecer.

Bons treinos
Miguel Sarkis

2 comentários:

  1. Oi Miguel,
    me vi na sua materia pq sofri 1 acidente e estou parada há 2 meses, fui operada no ombro ha 15 dias e ainda o medico nao me libwerou nem para fazer musculacao - perna. Corro ha 8 anos e nunca tinha parado. Estou meio desesperada pq claro q eu ja engordei, devo ter perdido "um monte " de massa muscular ainda devo ter ganho massa gorda, claro.
    abracos
    Cristina
    cgaglianone@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Cristina,

    Não desista de seus sonhos, pois a vida só tem sentido por intermédio deles. Faça o que o médico indicar, pense que musculatura é fácil resgatar com um bom trabalho de retorno e depois, é só voltar aos exercícios gradualmente e logo, logo, você estará correndo como nunca.
    Abraços

    ResponderExcluir