A Periodização de Treinos serve a Gregos e Troianos

Periodização de treinos?????

Mesmo para quem só dá umas voltinhas na pista ou corre em esteiras?

Sim! Correr pode construir e destruir uma forma física.
Sempre que corremos, instantâneamente provocamos uma resposta em nosso organismo. Correr forte, pode-se obter como resposta uma maior velocidade, por outro lado, correr lento, provoca como resposta, um ritmo mais lento para o seu praticante.
Agora, o que é mais correto? Como vimos no texto anterior, correr longo ou curto, depende de algumas respostas orgânicas, por outro lado, correr e obter respostas benéficas, depende, também, de intensidades desta corrida.
Para compor um ano de treinamento, seis meses e obter respostas favoráveis, você precisa de planejamento diário (gráfico da qualidade de vida contido em meu livro), precisará de planejamento semanal (depende de sua rotina semanal e implicações de seus treinos com o restante de seus compromissos (1 a 2 horas de treinos, em contrapartida as 22 horas restantes), ou seja, deve haver recuperação física, e por fim, o planejamento mensal, semestral, anual....

Sempre que pensar em corrida como fator de construção para algum fim expecífico, pense em distribuição de treinos fortes e fracos (caso sejas um corredor de provas e já tenha alguma orientação mais expecífica para correr, além de já ter ultrapassado os 2 anos de treinamentos),
O treino forte provoca o fortalecimento de vários músculos em nosso corpo e principalmente, irriga mais rápido as células em nosso organismo, ao mesmo tempo que fortalece o miocárdio.
O treino fraco produz maior tolerância para correr mais tempo, expande a sua cavidade cardíaca e o mantem mais calmo, elimina gorduras, toxinas, além de manter seu organismo preparado para resistir por mais tempo, nas provas que desejares entrar.

Dia sim e dia não é uma das primeiras possiblidades de uma periodização pessoal. Combinar o dia mais forte de treino com o dia mais forte de seu organismo, também é o mais inteligente em uma programação que combine o treinamento mais longo, que deve ser realizado em dias coincidentes com o seu dia de maior possiblidade de descanso.
Bem, depois de tantos ingredientes, você será capaz de realizar treinos mais favoráveis e decididamente coerentes.

Boa Periodização de Treinos e Boas Respostas físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário