Obesidade Caminhada-Corrida

Toda vez que pessoas se observam com sobre peso ou obesas, as primeiras reações que lhes vêem a cabeça são: comer menos e fazer exercícios físicos.
Logo, são adeptas de uma dieta radical ou moderada e procuram praticar exercício físico da forma mais exaustiva que puderem...
É fato que no mundo das corridas de rua, e que todos já observaram por ai, num final de semana com as ruas bloqueadas, nas praias, nas auto-estradas, nos parques, é um sem fim de pessoas correndo e se exercitando.
Em se tratando de exageros, vemos alguns casos de pessoas correndo com blusas plásticas e nylon, em ritmos alucinados para a sua corrida em ladeiras e nas esteiras, onde tentam obter vantagens sobre o tempo.
Quer ter uma idéia de quantas pessoas tem sobrepeso e ou são obesas e estão correndo? Basta contar dez pessoas em qualquer lugar onde a prática de corrida é comum e você verá que das dez, pelo menos cinco a oito pessoas estão com sobrepeso ou obesas.
Mas será que é errado correr obeso?
Informo que, correr acima do peso ideal, pelo menos, deve causar algum tipo de sobrecarga física, já que o peso maior, no mínimo, deverá potencializar a quantidade em quilos, na forma de impactos, sobre os membros inferiores do corredor.

Não estou evidenciando os iniciantes de tudo, que além do sobre peso e da obesidade, podem ainda apresentar, provisoriamente, uma estrutura muscular deficiente. Além destes fatores, parte da sua coordenação neuro-motora, ainda precária deverá ajudar a comprometer suas passadas e portanto, deficiente, biomecânicamente, na absorção de impacto.
Só para saber: um quilo acima do peso ideal deverá produzir, aproximadamente, dois quilos a mais de força na forma de impacto para as suas pernas.
Portanto, tente caminhar antes de correr e exercitar-se antes de correr. Acostumar-se com a idéia de um corpo mais magro antes de iniciar-se na corrida produzirá mais lucros para a sua saúde.

Duas situações de pessoas obesas ou com sobre peso, podem ser assim analisadas:

Enquanto andam, a linha do centro de gravidade atuará em pontos previstos de sua estrutura biomecânica, para uma eficiente e inofensiva prática de exercício físico aeróbico.

Enquanto correndo, a linha do centro de gravidade atuará fora dos pontos previstos, biomecânicamente e permitira o surgimento de dores em pelo menos dois pontos importantes; na região lombar e nas articulações dos joelhos.

Diante destas evidências, fica a forte recomendação para que a prática de exercício seja de forma coerente e segura.


Emagrecer para correr e não correr para emagrecer...
Bons treinos

7 comentários:

  1. Oi Miguel,
    Muito bom o texto. A idéia de emagrecer para correr faz todo sentido.
    Abraços,
    Adriane Maia

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Adriane,

    Sinto muito não ter-lhe respondido antes, mas sabe como é? Lidar com as novidades Bloguianas ainda não faz parte da minha intimidade. Que bom que gostou da observação e gostaria que se tornasse seguidora, assim poderá aproveitar mais as dicas e instruções.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Vc já viu a série americana Big Loser? Pois é... vejo obesos de 130 Kg correndo 20 Km... até vejo alguma razão em seu post mas vejo também muito preconceito para um personal...

    ResponderExcluir
  4. Realmente essa reportagem é muito preconceituosa, sou ex obesa, faço corrida a 10 anos, sendo que essa atividade ajudou para que eu consegui-se chegar ao meu peso ideal, graças a deus não tenho problemas de saúde. Fico envergonha de existirem pessoas com esssa mentalidade, acho que ser magro não da direito a ninguem de falar tanta besteira, principalmente de um profissional de tal categoria. sabe-se também que existe uma coisa chamada musculação que segundo especialista serve para fortalecer a musculatura.

    ResponderExcluir
  5. Pessoalmente falando, não tenho nada contra os obesos. Quando escrevo um assunto, ele esta baseado em situações cientificamente comprovadas, e que nos demonstram algum tipo de perda para a saúde. Se escrevo, é por que tem pessoas sofrendo e não sei onde vocês viram que sou preconceituoso, se as explicações couberam, inclusive, orientações cientificamente comprovadas e relacionadas com questões biomecânicas. O que parece mesmo, vocês não conhecerem do assunto. Antes de lavar críticas a Céu aberto, pediria que se orientassem por um outro profissional da área de ortopedia e fisiologia e depois sim, criticas serão bem vindas para melhorar. Não falo que ninguém deve emagrecer correndo e os Americanos não são os melhores exemplos de pessoas no mundo. Então, meus amigos, pensem e leiam com atenção para não ficar perdendo tempo em escrever "grosserias" como as que escrevem aqui.

    ResponderExcluir
  6. Tenho 49 anos e sempre fui obeso, tendo uma estrutura ossea compativel com meu peso, sendo que atualmente passei de 149 para 102 kg em exatos 01 ano, sem nenhuma gastroplastia e dieta milagrosa: apenas parei de beber, e passei a correr e caminhar cerca de 6 km por dia (á noite), todos os dias, sem contar o que ando durante o dia - NAO SINTO DOR ALGUMA. Entendi perfeitamente vosso estudo, porém em se tratando de seres humanos e sua maravilhosa fisiologia, fica complicado generalizar, pois nao exite uma receita de bolo ideal, Infelizmente nestas áreas sempre se tem exceções numerosas! Bom se a bioquimica que se estuda em livros de Lenninger, Ur e outros, funcionasse em nosso corpo como no papel, assim nao teríamos tantos farmacos que, em uns funcionam perfeitamente bem, como o esperado, na mais completa sinergia com a maquina humana e, em outros, nao passam de placebos. Mais um exemplo doido: sempre fui obeso e nos ultimos 15 anos, praticamente bebia todos os dias, alem dos fatídicos tira-gostos, carregados de triacilgliceróis - porem, meu lipidograma e glicose sempre foram normais! Não vi nenhum preconceito em vosso estudo, apenas a preocupação correta de um profissional consciencioso, a cerca de um fato que na maioria das vezes, se comporta como tal. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Ola boa noite! Miguel eu sou obesa grau III, peso 40 kilos acima de meu peso recomendado. Meu grande objetivo é aprender a correr. Tenho que obrigatoriamente emagrecer primeiro? Mudei para a o litoral e sonhei iniciar já um treinamento em corrida ( mesmo gorda). Cometo um equivoco ao pensar assim?

    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir