Cuidados para a Meia Maratona do Rio de Janeiro no Calor ou Frio. 2009

Muito bem, são 15:00 horas do dia 3 de Setembro e daqui 3 dias, muitos corredores estarão correndo uma das mais famosas corridas de meia maratona do Brasil. A Meia Maratona do Rio de Janeiro tem um dos percursos mais interessantes do País.
Qual será a temperatura no dia da prova? Para responder a tal pergunta, melhor mesmo seria ter uma conexão divina ou acreditar no serviço de meterorologia. Tanto um quanto o outro, são muito difíceis de serem acessados e acertados, então, escrevo duas dicas muito importantes para que você se baseie e se prepare, para terminar muito bem os 21km. Se você não esta interessado em tempos profissionais, ou deseja terminar um pouco melhor a sua prova, atente para estas dicas e boa prova.
A Meia Maratona do Rio de Janeiro deverá ser realizada sob forte sol e umidade relativa do ar muito baixa.
1) No que estas características de prova podem implicar?
Aumento na evaporação do suor, em velocidade incompatível com a ingestão dos líquidos necessários para que o organismo se mantenha em equilíbrio.

2) Quem mais sofre?

Pessoas com pouca carga de treinos (em anos e em volume possível), pessoas mais idosas, pessoas que mantiveram treinos em horários diferentes ao da prova e aquelas que tiveram problemas recentes de saúde.
3) Cuidados necessários:

Hidratar-se com uma garrafa de Gatorade, antes da largada. Levar dinheiro ou utilizar a hidratação da prova (caso haja), de bebidas isotônicas, caso contrário, comprar no caminho. Não deixe de beber uma garrafa a cada 6 quilômetros de prova. Beba água em todos os postos da prova. Use pelo menos um sache de carboidrato a cada 40 minutos de prova, além de um antes e um depois da prova.
4) O ritmo da prova:

Mantenha o ritmo inicial da prova, entre 1 e 3 minutos mais no seu tempo pretendido por quilômetro para os 3 primeiros quilômetros; 1 e 2 minutos para os próximos 4 quilômetros e após os 7 quilômetros, provoque a aproximação do seu ritmo de prova, sem no entanto exceder em velocidade, antes dos 15 quilômetros de prova.
Previsão para uma temperatura amena
Se o dia amanhecer frio e chuvoso na Cidade Maravilhosa, vocês terão, tão e tão somente uma frase a expressar: Que Maravilha!!!!
Eu conto que as previsões de prova ficam muito mais fáceis, deixando o cuidado rigoroso de muita hidratação, para freqüente, porém, em menor escala.
Alerto para que os ritmos de prova continuem comedidos até o quilômetro 12, porém, podendo atingir freqüência por quilômetro, mais ousada do que no caso da temperatura mais elevada.
No mais, uma ótima prova para vocês e tenho a certeza de que não será necessária a utilização de luvas e gorros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário