Da Caminhada para a Corrida em Alguns Passos

Muitas de nossas investidas para praticar alguma atividade que possa  reduzir o nosso tamanho ou o de nossas roupas, muitas vezes, se perdem no início do programa, ou seja, ainda quando estamos tentando correr ou caminhar.
Mas por que será que ao caminharmos ou corrermos, nossos sonhos quase sempre amargam em pequenas e insistentes lesões?

Foi pensando nesse quadro, e que muitas pessoas experimentam, o tempo todo, que elaborei, em pequenos e certeiros passos, um caminho para se atingir a maturidade do exercício e a prática fluida da corrida.

Primeiro Passo; Verifique com um médico, a possibilidade da prática do exercício físico regular.
Segundo Passo; Verifique, se possível, com um Professor de Educação Física, a possiblidade da intensidade e da periodicidade da prática.
Terceiro Passo; Inicie caminhando com passadas um pouco mais rápidas do que as do Shopping.
Quarto Passo; Faça uma regularidade de pelo menos duas a quatro vezes por semana e não se intimide pelo ritmo, haverá situações em que muitos, aparentemente incapazes, ultrapassarão e não por que estão melhores, mas, certamente, por que você tem em mente, um plano que vai dar certo.
Quinto Passo; Você se encontra já ha mais de quatro semanas em caminhadas frequentes e vigorosas: passe para uma sessão intercalada de caminhada e TROTE, isso mesmo, TROTE é um pouco mais esforçado do que a caminhada, porém, é tão igual a  sua velocidade de caminhada.
Sexto Passo; Tenha muita paciencia, para que seu organismo se desenvolva e portanto, passará a sentir as diferenças em algumas semanas e ou meses de regularidade.
Setimo Passo; tenha em mente a determinação de evolução.
Oitavo Passo; Você amadureceu. Quando sentir que seu corpo pede mais, isso mesmo, seu corpo e não sua ansiedade. Pare e reflita, é hora de evoluir? Dai para diante, aumente o tempo de CORRIDA (que será um pouco mais rápida que o trote), por exemplo, de 1 minuto de corrida por 2 ou 3 de caminhada, poderá passar para 2 minutos de corrida e dois de caminhada.
Nono Passo; faça uma corrida de 20 minutos (ainda com cara de trote), e passe a se sentir como corredor, porém, ainda em adaptação.
Décimo Passo; Você amadureceu e não antes dos primeiros 3 ou 6 meses de exercícios frequentes e regulares.. Se houver contratempo superior a 3 semanas, recue ao estágio anterior, para depois continuar nesta evolução.

Depois de tantos passos você haverá de correr. Com certeza!!!
Boas Caminhadas e Ótimas Corridas...

2 comentários:

  1. Eu pensava que era tudo mais rápido,
    Estou na minha primeira semana e já estou dando trote de 10 minutos no final da sequencia de 30 minutos de caminhada...
    E para mim, uma semana já era suficiente pra levar ao zero novamente, tendo que começar tudo de novo...

    ResponderExcluir