O Futuro Dirá: Treinando para os 75km

No final do ano passado, pensei que poderia participar da prova de 75km de Bertioga a Maresias. Pensei então, que no lugar dos meus alunos e atletas, o que seria necessário, eu, como escritor e orientador de condicionamento físico e treinamento para corredores, deveria realizar para me ver seguro e amadurecido, para então sim, realizar a prova, sem riscos e sem medo.
Em dezembro, durante minhas viagens de férias, treinei natação, caminhada e muito pouca corrida. Porém, e ao voltar a São Paulo, inciei um treinamento, coberto de cuidados, como oriento sempre, passando preliminarmente por um cardiologista, realizando uma imensa quantidade de exames de saúde e acima de tudo, praticando um treinamento que de agora em diante, anunciarei aqui, e sempre lembrando que, apesar de inscrito na prova, só participarei da mesma, se em meados de maio, me sentir seguro e meus treinamentos tenham surtido todos os efeitos desejados.
Primeiro, iniciei os treinos com uma adaptação a quilometragem, pois havia tempos não realizava muito mais do que 10 km por vez.
Atualmente, me encontro com uma quilometragem em torno de 80 a 90 por semana, com treinos de muita paciência, ou seja, nos meus confortáveis 5:30 a 6 minutos por quilometro, e que me deixam confortável e confiante nas distâncias a que me propus cumprir.
Certamente, o meu antidoto deverá dar certo para mim também, até mesmo por que já fui corredor, inclusive de 50 km (4h14), que sempre realizei muito bem e resultado favorável.
Torçam por mim, e ao final deste trabalho, vocês poderão visualizar um caminho possível para quem desejar entrar nesta prova.
Ficha técnica:
Nome: Miguel Sarkis
Idade: 55 anos
Carreira esportiva: 37 anos de corrida.
Objetivo: 75 km de Bertioga a Maresias
Data: 02/06/2012

Previsão de treinos:
Janeiro e Fevereiro: elevação Gradual de quilometragem, sem preocupação de tempo.
Março e Abril: Manutenção de quilometragem alta em zona de conforto, com trabalhos técnicos e morro.
Maio: Manutenção de distâncias médias, com treino semanal em subidas e descidas, mais trabalhos de ritmos progressivos leve a rápido.

Por enquanto, segue o que realizo, lembrando que um acompanhamento nutricional e odontológico tem ocorrido, para que meu suporte seja completo.
Alterações nos hábitos de vida:
Sono: tenho dormido uma a duas horas a mais por noite, como complemento necessário para suportar a sobrecarga dos treinos.
Alimentação: Seis refeições diárias e o suporte nutricional em treinos, me reforçam na reposição consciente de nutrientes gastos no dia a dia e com os treinamentos.
Sessão de reforço:
Alongamentos e fortalecimento muscular tem ocorrido frequentemente, para suportar a elevação de quilometragem e os desgastes do dia a dia.

Até o próximo Bate Papo.

4 comentários:

  1. Como atletas amadores, que concluíram recentemente o desafio do Pateta, estamos focados na preparação para as 24h do RJ, em julho.
    Acompanhar os seus treinos, apesar de sermos bem mais lentos do que você, será uma grande ajuda para nossa preparação.

    ResponderExcluir
  2. Corri apenas uma maratona e gostaria de me preparar melhor para outra em breve. Será muito bom ver como serão seus treinos para mais noção de como percorrer grandes distâncias.Abraços

    ResponderExcluir
  3. MESTRE AGENTE SE TROMBA NOS 75K AHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir
  4. Melhor não se trombar, por que senão, eu tombo. Ha, ha, ha.. A gente se vê, se você não for muito rápido. Abraços

    ResponderExcluir