Correr Sentindo-se Muito Bem

Saibam que muito antes de nós nascermos, algumas frases eram usadas no esporte, tais como: "Sofrer para Triunfar".
Certamente nós ouvimos algumas variações, tais como No Paim No Gaim, pra dizer a mesma coisa, ou seja, sem dor, sem resultados. Ha uma frase muito utilizada em maratonas e que eu vi em New York por várias vezes, " A Dor é Momentânea, O Prazer é Eterno. E assim por diante.
Quem não se lembra ou não ouviu alguma vez os dizeres; corredor tem que sofrer!
Bem, depois deste banho de "ignorância", é necessário passar um apagador nestas frases e curtir outras, menos nocivas e mais encorajodaras.
Sentir dores em treinos, certamente não é a melhor forma de treinamento (é a melhor forma de fuga da forma mais necessária, ou seja, um treino lento e calmo, médio e calmo), até por que, sentir dores ou muito sofrimento, pode ser o sinal de que algo não está dentro do planjedo. Em todos os meus anos de treinamentos de corrida, nunca observei algum plano de treino onde se consideravam as dores. Os resultados que conquistei, dos treinos doloridos, não chegam nem aos pés dos treinos e resultados que realizei, sem dor e com sistemática científica. Certamente, as dores são o manisfesto do organismo, cansado pelo esforço desmedido.
É necessário compreender cada ponto que nos aflije, corrigí-los e aperfeiçoar os treinamentos, para não sofrer.
Por que de todo este velho assunto? Uma forma de expressar a seguinte sequência, que aliás é tema do meu Work Shop, do Jornal da Corrida,http://www.jornalcorrida.com.br/runbrasil/?p=2008 onde o importante e que tenho orientado aos meus pupilos, que estão participando, O dever de aprimorar os niveis das aulas e treinamentos, num paralelo pela compreensão dos alunos, para que haja revertimento da postura de sofrer muito, para não sofrer, se esforçar.
Em meus treinos, acostumado a garantir o melhor para o meu corpo, procuro, sempre, basear meus esforços nas noites bem ou mal dormidas, na quantidade e qualidade alimentar que tenho realizado, nos objetivos de treinos que busco ajustar com as minhas planilhas, durante meses.Deixo as provocações dos bobos que gostam de competir desmedidamente, para mais tarde, quando meu corpo estiver mais preparado, quando "daremos um banho de conhecimento", consciencia e alto nivel de raciocinio.
Ao treinar para uma prova longa, passo por treinamentos que devem se repetir, por pelo menos, doze semanas. Depois deste periodo, passo a aprimorar a velocidade de resistência e alinhar com a prova que deverei percorrer.
Sem muito "esforço", mas com muita "dedicação", estes dois "primos da lingua portuguêsa" falam quase a mesma "lingua", porém, falam de conteúdos semelhantes.
Para treinar e conquistar resultados, pense em três aspectos: Você é um atleta inciante; Você é um atleta intermediário e você é um atleta avançado.
Se você for inciante, não tente realizar os treinos dos adiantados, você sentirá muita dor; se você é um atleta intermediário, terá duas incumbências: a primeira, é a de não treinar muito lento e a segunda, a de não treinar muito rápido. Os atletas adiantados, devem treinar o bastante e não bastante!
No mais, treine e faça valer o tempo como seu melhor companheiro de treinos.
Ótimos Treinos

2 comentários:

  1. Bacana seu post!!! Obrigado pelos ensinamentos gratuitos!

    Abs

    Fabio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Valeu Fábio,
    Sem dúvida, o meu compromisso é pela profissão e pela divulgação de assunto necessário para o bem estar da população.
    Disponha

    Abraço

    ResponderExcluir