Mal Súbito Volta a Assombrar Corredores

O Mal Súbito em Corridas Longas.

"Súbito que não é tão Súbito assim"...

Pelos sinais, já se faz entender que nem tudo anda muito bem, apesar da corrida diária, por alguns meses, e em alguns casos, em alguns anos. Como já escrito anteriormente, alguns casos de mortes súbitas, ocorreram em corredores que treinavam há pelo menos dois anos. Isso não basta!
Precisamos de mais anos, de pelo menos quatro anos.
Caso Recente
Novamente o mal súbito acomete atleta Paulistano, desta vez, alarma e deixa o seguinte questionamento:Do que é e para que é?
Foi excesso, foi descuido ou foi, simplesmente, uma fatalidade?
Na verdade, como há um enorme número de praticantes de corridas de rua, hoje no Brasil somos aproximadamente 5 milhões de praticantes, a tendência é de que pessoas sem condicionamento mínimo para participar em provas de corrida, entrem para este universo de "despreparados", em sua maioria, para as tão famosas corridas de rua.
Para não continuar a "chover no molhado", escrevo meus sinceros alertas e digo que algo precisa ser feito, sempre, no estilo do que se chama; Calma e Treinamento. Juntos, eles definem as diretrizes. Não se pode treinar um ano e achar que se pode entrar em qualquer prova. Cada pessoa, com suas caracteristicas, deve se comprometer com um treinamento que a faça emagrecer, alinhar seu corpo, como nunca, com um treino, científicamente programado, e que após os 2 ou 5 anos, possa ingressar nas
provas maiores e mais dificeis.
É assim que devemos orientar e nos orientar. Não dá mais, diante de tantos contrapontos, como a poluição do ar, umidade extremamente baixa, da falta de descanso ótimo para recuperação total do organismo, além de momentos de ócio, que no mais das vezes, ajudam a tranquilizar os individuos.
Vamos prestar atenção em cada um, pelos treinamentos efetivamente realizados, pela paciência de esperar o tempo necessário, e a partir dai, buscar a prova desejada.
Boas corridas. Ótimos resultados.

4 comentários:

  1. Paciência, tempo necessário de treinamento, são as palavras chaves... Acompanho vários Blogs de corredores e o que se vê são exageros nos treinos, provas todos os finais de semana, treinar mesmo lesionado... enfim uma série de erros...

    Gosto da sua filosofia "devagar e sempre", minha assessoria tem o mesmo entendimento...

    Corrida não é vício, é saúde, por isso sou contrário a nova campanha da Nike ...

    Ainda bem que existe treinadores como vc, como o meu, que tem uma preocupação maior com o bem estar de seus atletas...

    Só assim teremos longevidade na "carreira" de esportiva amador ...

    Grato pelas lições!!!

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Modificamos nossos treinos na medida em que ouvimos nosso interior. Só assim para continuar a correr, como eu, com trinta e seis anos, correndo ainda e sem me preocupar com a velocidade. Continuo me sentindo como se estivesse com apenas vinte anos de idade.
    Bons treinos para você Fábio.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo! Em relação a esta questão, tive um mal súbito ou algo parecido na corrida das 4 estações qui no RJ, 10km já corro a uns 2 anos, faço pelo menos 2 provas por mês, tenho pace de 4' os 5kms e depois de um ano comecei nos 10kms com pace de 4':30", pois bem, para competir nessas distâncias, é claro que treino, distâncias maiores, e mais lento, coisa de 30" nos treinos. Eu simplesmente nesta última de 10kms,só me recordo de ter chegado me "arrastando" no pórtico de chegada com os 2 ultimos kms em 5':15...não me recordo de como tirei o chip preso no p´r, quem me deu a medalha,gatorade....nada, só lembro de estar sentado na tenda da assessoria retirando o tênis...até agora não lembro...o que pode ter havido ? Ah e tive calafrios, tremedeiras e demorei a retomar a frequencia cardiaca, coisas que faço de 6 em 6 meses testes ergomètricos dando sempre tudo ok. Nota a temperatura do eio da prova para frente estava muito alta...nos 6 primeiros kms eu estava virando com média de 4':15 com o primeiro km 3'58".abçs

    ResponderExcluir
  4. Saiu em nome da empresa, desculpe, meu nome é André

    ResponderExcluir