A Maratona como um Objetivo e não um Desafio

Quando um atleta pensa em correr uma maratona, geralmente, pensa no final; O resultado, o final da maratona, o tempo realizado. Ele esqueçe de consultar, muitas vezes, o próprio corpo, que deixará suas dores, seus medos, seu descompaço com o estado emocional, para simplesmente, completar o intuito de seu dono, ou seja, você.
Vamos pensar em uma lógica de raciocineo, que, se todos pensassem, teriam mais exitos e menos problemas.
Como é do conhecimento de muita gente, o resultado de maratonas, seja aqui no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, certamente terá uma disposição assim: o resultado correspondente ao corredor do primeiro escalão, os corredores de elite, não deve passar dos 10% do total de corredores que partiram na largada da prova; por outro lado, a grande maioria, chegará com um tempo intermediário, ou seja, algo em torno de 4:00 e 4:50 horas; ao final, que se extenderá por mais algumas horas, teremos o povo do demora, mas chega, que pode chegar desde as 4:51 até 10 horas de prova.
Será que este cenário pode ser mudado?
Certamente, o que realmente precisamos nesta hora é de uma bela dose de CALMA.
Calma para ouvir, ler, planejar ou ter um planejamento, sentir seu corpo, treinar, sempre próximo e nunca muito acima dos limites que seu corpo oferece de condições, a menos que você seja um atleta de elite e tenha como objetivo o recorde. Todos os esforços antes da maratona, poderão ser seus inimigos, como é o caso de muita gente que treina, treina, treina e treina, pra chegar muito tempo depois ou até mesmo, não chegar.
Não chegar ou depois de muito tempo é uma das situações mais desesperadoras para um corredor e muitas vezes, é a consumação dos fatos de quem não pensou, não sentiu, não se especializou.
Como numa pescaria em beira de barranco, temos vários tipos de pescadores; um, extremamente especializado, com iscas coerentes para os peixes que desejar fisgar, aparelhos especiais e uma grnade dose de pasciencia. Por outro lado, existem os desavisados, os PARAQUEDISTAS, que chegam com iscas impróprias, material não apropriado e um desconforto, imaginando que seria o mesmo que obtem no sofá da sua sala de TV.
Como pode ver, é ir pra chegar, é ir pra ver o tempo passar ou, até mesmo, pra correr bem e sair extremamente satisfeito.
E então, qual o tipo de corredor você é? Tem pretenções de melhorar seus resultados? Então começe a planejar e vá direto aos seus objetivos.
Bons treinos, boas provas perceptivas.

Um comentário:

  1. Belo Post, Miguel!

    Pretendo estrear em maratonas somente no próximo ano e, desde já, me programo para tal feito! Já venho combinando com meu treinador a melhor data para iniciarmos os treinos específicos, o trabalho de musculação (que até hoje não consegui “encaixar” na minha agenda pessoal...) e as provas intermediárias.
    Já tenho minha meta de tempo para a prova! Porém, ainda estou na dúvida de qual será a prova: Maratona de SP ou do RJ. Como adoro correr provas em percurso todo plano, é bem mais provável que eu escolha correr na capital carioca!

    Espero que dê tudo certo! Estou confiante!

    Um grande abraço!
    Kleber RG (atleta CUCA)
    www.maratonacorreria.com

    ResponderExcluir