Vamos nos Adaptar Novamente. Agora é o Frio e a Chuva

A vida de um corredor de longas distâncias, sem dúvida, é marcada por adaptações e readaptações, físicas emocionais e demais sintomas que temos que passar por eles. Sem passar por tais sinais, nunca seremos corredores de alto rendimento (caso dos corredores de verão e que desistem dos treinos no inverno).
Vem o calor e as roupas ficam mais leves e temos que beber muitos liquidos, como a exemplo do isotônico: Gatorade. Depois,vem o firo e para alguns lugares que costuma chover, e muito, o agasalho parece conflitar com a corrida. Como correr na chuva agasalhado? E se a chuva estiver acompanhada de calor? Mas, e se ela vier em companhia do frio?
É pessoal, sem dúvida, temos sempre que nos adaptar a estas manobras da natureza, e que insistem em nos testar, cada vez mais, com suas intensidades. Por ora mais fria, por outras mais molhadas e por outras, secas.
Nesta época de outono, quase inverno, em alguns lugares do Brasil, ficamos com verdadeiros problemas para serem resolvidos e termos uma ótima sessão de treinamento de corrida, sem no entanto, deixar algo para trás.
Se corrermos com roupas pesadas, tentando não sentir frio, por exemplo, aumentamos a sudorese e teremos um desgaste aumentado de sais minerais, imprescindiveis ao bom andamento do metabolismo.Isso sem contar no incomodo do suor, molhando todo o nosso corpo e as vezes, causando algumas queimaduras pelo atrito com o pesado e molhado tecido de algodão.
A saida para os dias frios, por exemplo, será correr com roupas de tecido tecnológico, leve e em menor quantidade possível.
Para os friorentos, melhor entender a necessidade e tentar aguardar o aquecimento geral do organismo, sem se desesperar. Ai, tira-se a roupa mais pesada e continua a maior parte do tempo de corrida, com as roupas mais leves.
Quando houver chuva, melhor se conformar e observar o meu artigo sobre chuvas, correr com menos roupas e mais leves, levando em consideração que não há forma de ficar mais sequinho, correndo na chuva. Então, conforme-se e corra com menos roupas e dê a preferência pelas tecnológicas, e faça a sua parte, correndo mais tranquilo.
Nas manhãs e tardes de chuva, atente para a observação em qual seria o periodo mais adequado para o seu conforto e escolha como será seu agasalho. Lembre-se: antes dos primeiros 2 ou 3 quilômetros (periodo que levamos para entrarmos em harmonia metabólica), é impossível sentir bem estar, principalmente para quem sente mais frio do que outros.
Faça valer pelo conforto, porém, leve em conta as roupas, o horário e alimentação que levará com você para seus longos treinos de corrida
Boa sorte
Ótimo conforto.

2 comentários:

  1. Mestre Miguel,
    sou leitor assíduo da sua coluna, aqui aprendo e muito, dos seus ensinamentos sempre tiro alguma orientação para meus treinos e provas.
    Abraço.
    Jorge Monteiro

    ResponderExcluir
  2. Belo artigo, Miguel!
    Eu já estou me preparando para o friozinho que começa a chegar, devagarinho... Comprei uma camiseta de mangas longas, de tecido tecnológico (daquelas que ficam coladas ao corpo, muito usadas pelos jogadores de futebol), para esta “temporada” de inverno e ainda pretendo adquirir nos próximos dias um par de luvas e gorro. Aqui em Campinas-SP, quando “pega” para fazer frio à noite, não é brincadeira, não!

    Nos dias mais frios, com vento forte, tenho que apelar para o agasalho mesmo! Não tem jeito... Perde-se um pouco de mobilidade, mas o corpo fica melhor protegido! E não deixo de treinar!

    O importante é correr NO FRIO e não DO FRIO!

    Um abraço!
    Kleber RG (atleta CUCA)
    www.maratonacorreria.com

    ResponderExcluir