Enquadre-se

“Enquadre-se” nasceu da experiência, em anos, de muitas experiências com corredores, andarilhos, novos, mais velhos, crianças, homens e mulheres, a partir do gesto que predomina no mundo inteiro. Como numa roleta Russa, quem deseja ser o próximo a morrer? Correr, não, é isso mesmo: Morrer!!!
Falamos de corridas populares no Brasil, já desde os ensinamentos do mundialmente famoso Dr. Kenneth Cooper, quando se deu início aos milhares de anônimos e atletas padecidos sob a bandeira de ter sido um atleta. Por que da morte súbita? Por que das mortes nos mais longínquos pontos onde a corrida já chegou? A morte pré- anunciada é cada vez mais, um acidente que muitos temem e muitos criaram uma barreira ilusória da cegueira espiritual.
Não podemos negligenciar a ciência, o profissionalismo, simplesmente em detrimento da liberdade dos indivíduos, que desaprenderam a correr e a se cuidar. Culpados? Sim; a sociedade que descredibiliza as pessoas em função do profissionalismo único.
Seria como se os Açougueiros tentassem retirar os dentes das pessoas; os médicos julgassem as pessoas diante de um tribunal; e o feirante enfrentasse um plenário, com a finalidade de discutir as leis e se safar das artimanhas dos políticos, sem, no entanto, apresentar qualificação para tal; é como o professor que se passasse por repórter, sem que, no entanto tivesse o mesmo gabarito para tal. É claro que temos muito que fazer e a especialização se tornou uma questão de sobrevivência em grupos sociais, cada vez maiores.
Sem as más informações, hoje os profissionais do esporte, da medicina e da ciência, vem a público discutir e amadurecer o reaprendizado para as populações do mundo, para que simplesmente não sejamos os próximos a morrer de correr. Que não sejamos os próximos a nos lesar e lotar as filas das clínicas, se não pelo profissionalismo, cuidamos mais pelo interesse da saúde de todos os corredores, quando devemos acreditar na força infinita do esclarecimento como arma para uma batalha, que apenas esta a começar, e que teremos ainda que reconhecer e enfrentar os inimigos, travestidos de amigos.
Viva a corrida
Viva a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário