Treinar e Competir bem é um Plano e um Desafio Eterno

Faça um levantamento de quantos treinos bons você realizou em 2010, e em quantas provas você melhorou seus resultados.
Pronto? Ainda não, não é? Mas, saiba que os levantamentos de seus melhores resultados, certamente lhe permitirá analisar e melhorar os treinos e provas.
Como existem muitas provas que mantém suas caracteristicas,ou seja, elas se repetem nos anos, no mesmo percurso,e a temperatura tende a ser semelhante, então é neste tipo que você deverá se testar para saber se o reultado esta melhor.
Se você planejou 10 provas no ano, então você pode ter corrido, quase uma prova por mês, senão, você cumpriu duas participações por mês e durante cinco meses, competiu. Realizar provas como treinamento, nem sempre é uma grande saida. Melhor mesmo é que você se prepare para não ter os malefícios que uma prova proporciona, se não estiver preparado.
Se você realiou menos que cinco provas por ano, então seus treinos deverão ser superiores em participação, levando em consideração que as provas que você escolherá, serão, invariavelmente, provas mais dificeis.
Prepare seus treinamentos em blocos semestrais, trimestrais ou quadrimestrais. Assim, você terá uma participação mais efetiva nas provas escolhidas.
Pense mais e corra mais leve.
Bons planos. Ótimas provas

3 comentários:

  1. Olá, Miguel Sarkis. obrigado por publicar artigos tão bons. Nós atletas que não temos treinadores por vários motivos, mas que almejamos saber desse maravilhoso esporte, necessitamos de pessoas como você que disponibiliza seus materiais na net para acesso de todos. Valeu !!!
    Seguirei seu blog. Abraços, corridaderuams.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Rodrigo,
    É meu dever escrever o máximo de orientação para as pessoas que sentem dificuldades em treinar, sem orientação e necessitando de informações, pricipalmente de quem já passou por muitos caminhos para chegar ao conhecimento.
    Sou realizado em termos de corrida, pois, aos 35 anos, bem entendido, de corrida, me sinto ainda, em condições de realizar mais maratonas,
    No mais, aproveite e sempre faça seus comentários, mesmo que seja para criticar.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Grande Miguel!

    Particularmente, procuro não agendar mais de uma prova dentro do mesmo mês, a menos que coincidam duas provas (sendo pelo menos uma mais curta) aqui na cidade de Campinas, aí não dá para perder a oportunidade. Mas, mesmo assim, escolho uma delas para imprimir um ritmo mais forte e a outra uso apenas como etapa do treinamento semanal. Pode não parecer, mas a provas desgastam demais o atleta, mental e fisicamente. Concorda?

    Um abraço,
    Kleber RG
    www.maratonacorreria.com

    ResponderExcluir