A Corrida Difícil nas Poluidas Cidades, no Inverno

Poluição e Corrida
É muito fácil para nós corredores, treinar 10km em um parque, praia, nas ruas de nossa cidade, enfim, é muito fácil e correr, vem se tornando uma prática tão comum, que tem um montão de pessoas correndo, até mesmo, a ULTRAMARATONA!
Mas, existe uma corrida que é quase insuperável: A Corrida na companhia de três intens muito difíceis de serem vencidos. Estou falando da temperatura elevada, da poluição ambiente, dos gases dos motores dos carros e pela baixíssima umidade relativa do ar. Diante destas três compnhias, fica quase impossível, em alguns horários, nós que corremos tão facilmente, correr e terminar dizendo: fois fácil.
Alerto aos meus amigos, alunos e seguidores, que esta análise não pode escapar da atenção diária de todos os invernos, pois, é nesta época, principalmente, que elas ocorrerm. No Brasil, dependendo da região geográfica, é possível ter este quadro de temperatura e condições ambientais, praticamento o ano todo. Em uma famosa maratona, a de São Paulo, quase que como regra, suas condições são de natureza tal que muita, mauita gente treinada passa muito mal e ou não atinge os resultados almejados.
Por que será?
Corredores; falo desta triplice condição "PESADA", que invariavelmente não nos é favorável e mais, é nocisa a saude humana.
Correr dentro destas condições será nociva, na medida em que os horários da corrida esteja mais próximo das 10, 11 ou mais horas.
Como a nossa famosa maratona, aqui citada é realizada em horário confortável para a televisão que a patrocina, então, os atletas e corredores que se cuidem. Correr depois das 7 horas da manhã, pode ser penoso e descompensador.
Dêem preferência para os horários da manhã, até as 7, que vocês ainda não terão tanta poluição, temperaturas elevadaas e o ar ainda estará mais alta e por tal análise, confortávelmente saudável.
Outro horário para quem não gosta de acordar cedo, pode ser o do final do dia, onde a temperatura e a umidade relativa do ar, estão chegando, novamente, nos níveis favoráveis para nosso melhor desempenho.
Para a sua análise diária, o melhor seria treinar com: Índices de umidade relativa do ar em torno dos 50/60%
Temperatura em torno dos 10/15 graus e por fim, que as condições de poluição estejam marcando entre boa e favorável.
No mais, uma ótima hidratação, alimentação e adequada noite de sono, reparará tudo que for estresse no seu corpo, após a prática dos tão inocentes 10km.
Bons treinos Saudáveis.
Miguel Sarkis

2 comentários:

  1. Oi Miguel, obrigada pela atenção.
    Te descobri no site da Ativo.com, afinal sou nova no esporte, mas tenho muita sede de informação e todas elas são muito importantes para não cometer erros que prejudiquem o sucesso da modalidade.
    Cada um descobre um novo sentidos para correr ou continuar correndo.
    E todos eles são campeões!
    Na minha pequena jornada já senti na pele a montanha russa de realizações que cada novo horizonte pode nos proporcionar.
    Abraço... Ingrid

    ResponderExcluir
  2. Bem vinda ao meu blog, ou melhor, nosso blog.
    Todos vocês são muito bem vindos para opinar, exclarecer, orientar-se e caminhar muito rápido em suas corridas.
    Boa sorte nesta jornada de prazer e aventura.
    Miguel Sarkis

    ResponderExcluir