Provas, Provas e mais Provas........

Sempre nos vemos diante de um montão de corridas e pelo que parece, amanhã, será um montão de montões de corridas.
Participar ou não participar, eis a questão?
Para que nossas vidas e as corridas sigam por um caminho muuuuuuuuuuuiiiiiiiiiitoooooooooo longo, é necessário que planejemos o futuro. Só assim ele será tão bom assim. Por exemplo, minha carreira é muito feliz, haja visto os resultados que obtive e os anos que tenho de treinamentos e corridas, e ainda me sinto como se estivesse começando, ainda bem jovem.
Quando eu competia em 1980, um amigo, técnico de corredores de um clube na capital, me perguntou por que não iria participar daquela prova que me coloquei a assistir, simplesmente. Logo lhe falei: Estou descansando nesta, para participar de outra mais importante para minha periodização. Para espanto dele, e que não cabia em sua cabeça, era: Por que um corredor, dito amador, tem que descansar para realizar provas? Nesta época, nem todos os corredores tinham o habito de treinar com periodizações sérias, mas sim, correndo todas as provas e mais um pouco, alguns corredores até treinavam em provas, eliminando o que seria mais coerente. Então, não quis comentar com ele, mas era um recurso que meu treinador na época me oferecia e achei oportuno aprender mais esta estratégia de treino e competição.
É fato que a prova que planejei competir, meu amigo estava. Ganhei a prova, inclusive, ultrapassando o atleta que corria sob seus cuidados.
Moral da história? Não ache que todos os eventos são para serem corridos pelo mesmo corredor. Pode-se correr uma pular duas, e assim por diante.
Desta forma, você terá tempo de escolher as melhores e efetivar o seu resultado. Os maus resultados e o disperdício de dinheiro, ficarão para trás.
O corpo agradece e as economias, também.
Aproveite o início do inverno e incie uma nova periodização de treinos, visando as provas do segundo semestre. Agora, se você estava planejando correr as provas do inverno, então, aproveite o frio e corra para ficar aquecido.

Boas provas
Ótimas melhoras

4 comentários:

  1. à partir de hoje sigo teu blog. O assunto me interessou e achei claro e objetivo.. Dá uma olhadinha no meu. Sua opiniao é muito importante. Grande Abraco - Manequinho Correia - http://blogdomanequinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Miguel, concordo 100% com vc! Eu estou em um período de focar um objetivo único: Maratona POA 2011. Provas serão escolhidas a dedo e com o objetivo sempre no foco maior! quem sabe no meio do caminho não apareça um meia em 1h08min!!! *rs* Abração mestre!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Manequinho Correa,

    Bem vindo a um pedacinho dos meus pensamentos..
    Falo da corrida com a sinceridade de quem corre já ha 35 anos e com 40 maratonas nas costas, e o que é melhor, sem se cansar muito.
    Fico feliz por ter admirado meu blog. Olaharei o seu.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Faustex,

    Com certeza, 1h08 é bastante convidativo e se precisar de um Very Especial Rabbit, não se acanhe,irei ao seu lado ditando as passadas certeiras.
    Escolher as melhores para se especializar,é só uma questão de momento. Os resultados virão. Quando a gente se dispersa em muitas provas,e como é da caracteristica humana, se adaptar em uma situação por vez, estaremos, sempre, muito dispersos e sem uma adaptação expecifica. Fica aqui depositado os meus parabéns pela escolha
    Abraços
    Miguel Sarkis

    ResponderExcluir