Correr Rápido Depende de Adaptações Eternas

Correr Rápido

Falamos anteriormente, de Exercícios de Coordenação e para que servem ao corredor. Posso acrescentar, hoje, que a coordenação é um dos elementos mais importantes para os que desejam correr, sempre e muito bem.
Deles, herdamos maior coordenação motora, maior força e resistência de força, além de um certo conforto, durante a corrida, que nos economiza energia, e o que é melhor ainda, adapta o organismo para maiores avanços nos niveis de condicionamento físico.
Para isso, vou falar de mais alguns exercícios de coordenação.
No artigo anterior, falei do Skiping e do Hanfersan.
Hoje falarei do Hopsser e do Saltito lateral.
O Hopsser é um exercício que busca tocar os dois pés ao mesmo tempo e elevar imediatamente ao toque com o solo, um deles. Assim, sequencialmente, toca-se os dois pés e eleva-se o outro pé, numa repetição de saltitos curtos, rápidos e verticais.
Eles são ótimos para respostas rápidas de pernas na corrida e deve ser adotado, somente, por corredores já magros, com volume semanal de quilometragem em torno de 60 e com mais de um ano de treinamentos ininterruptos.
Saltitos Laterais trata-se de uma sequencia de saltitos rápidos, pé ante pé, em deslocamento lateral. Eles são responsáveis por um fortalecimento das musculaturas internas e externas de pernas, o que nos ajudará a manter velocidade, manter a postura e evitar lesão decorrentes de uma musculatura pouco visada por corredores.
Estes dois novos exercícios poderãoser realizados em grama ou na areia da praia.
Escolha uma distância em torno de 20 a 30 metros e vá aumentando até chegar a 70 metros, na medida em que for se adaptando muscularmente.
Observe que sempre haveremos de nos adaptar para tentarmos realizar algum sonho na corrida, ou talvez para ultrapassar algum problema em nossas vidas, mas, depois das adaptações, sempre virá a satisfação.

Bons treinos Coordenados.
Miguel Sarkis

4 comentários:

  1. Fala Amigo Miguel !!
    Gostei das dicas de exercicios de coordenação , vou colocar em pratica.,
    Miguel tô precisando de umas orientações sua .,seguinte : sou corredor a uns 4 anos , gosto de corridas de 10km ., onde no inicio fazia com um tempo de 46 minutos , hoje estou fazendo com um tempo de +ou- 42 minutos ., tenho um objetivo de correr 10km em menos de 40 minutos ., o problema é que trabalho embarcado fico 14 dias em plataforma de petroleo onde só tenho academia para treinar com esteira e equipamentos de musculação ., quando estou embarcado faço 10km na esteira da seguinte forma dia sim dia não ., com tiros de 4 minutos a cada 10 minutos trotando ., quando estou em terra ., treino dia sim dia não corro 12 km moderado e folgo dia seguinte , depois treino tiros intervalados de 2 minutos por por 2 minutos., 5 vezes ., sendo 10 minutos leve antes e depois das series .

    Valeu Miguel ., me dá uma força ai !!

    meu blog é : www.avicor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Avicor,
    PRocure fixar uma prova há mais ou menos 12 semanas da que estamos, depois, faça umas alterações em seus treinos, sempre observando a sua rotina de sono e alimentação, que devem ser impecáveis. Aumente o número de tiros de 4minutos, até a 8a. semana, e mantenha o intervalo (sempre aumentando 2 tiros por semana), depois, abaixe o número de tiros, até o final, em menos da metade do número de tiros. Descanse dois dias antes da prova. Faça o mesmo com o tiro curto, elevando o número, aumentando o intervalo e depois, reduzindo o número de tiros e aumentando o intervalo, mas, neste caso, os de dois minutos, não abaixe tanto o número e páre uns três dias antes da prova.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  3. miguel matéria muito legal !!! tenho uma pergunta pra você quantas vezes é indicado fazer as coordenações por semana. agradeço a ajuda desde já. um abraço !!!

    ResponderExcluir
  4. Tiago,

    Coordenação é um exercício que pode ser iniciado desde os primeiros passos, com os mais moderados do tipo Propriocepção, aos menos solicitantes, coordenção com menor elevação de joelhos, até os mais evoluidos, como saltos e saltitos (há muita informação no meu último livro editado; A Construção do Corredor. Tudo depende se você estiver em estágio elevado de condicionamento físico, quando poderá executar entre duas e três vezes por semana.
    Somente manere na quantidade de execuções e verifique se está bem, após a execução dos mesmos.
    Atenciosamente
    Miguel Sarki

    ResponderExcluir