Corrida e Coordenação Motora

A Coordenação Motora,

Conforme já havia falado, dois ou três assuntos abaixo, é uma forma de complementar o trabalho de quem deseja correr mais rápido e com resistência de sobra.
Hoje falarei um pouco mais, sobre exercícios e a função deles em cada etapa da corrida.

Falarei do "Hopser"que é um exercício de saltitos verticais, com impulsão rápida e toque seco com o solo. Como se dá : Acontece um duplo contato dos pés, elevando-se um deles em trajetória vertical, acima, em direção oposta ao toque com o solo.
Sua principal função é aperfeiçoar o toque rápido com o solo, e que deve melhorar a velocidade da passada na hora de correr, além de elevar mais a perna em relação ao solo. Além do mais, este exercício torna a subida de ladeiras, um pouco menos sofrida. Haverá uma melhora na velocidade de reação do corredor, quando este precisar passar rápido pela subida que geralmente cansa muito.
A principal característica do Hopser, é a fase curta e rápida, com apoio em dois pés e imediata elevação de um deles. Os braços devem acompanhar os movimentos frenéticos de pernas, imitando os movimentos de braços da corrida, com especial movimentação tal qual a impulsão dos pés. Os movimentos de braços e pernas são tal qual na corrida, ou seja, elevação do braço esquerdo para a perna direita e assim por diante.

Cuidados necessários. Todo trabalho de exercícios coordenativos devem ser avaliados caso a caso, ou seja, se você está com sobre peso ou obeso, deve eliminar o excesso antes de inciar nos exercícios de coordenação motora.Na próxima vez, postarei as fotos dos três exemplos de exercícios coordenativos, além de falar de mais alguns novos.

Bons treinos
Ótimos impulsos

Miguel Sarkis

4 comentários:

  1. Valeu Miguel blza de materia !!
    Abraço e sucesso pra vc !!

    www.avicor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Avicor,

    É um grande prazer tê-lo como seguidor. Fico feliz.

    Abraço Grande!
    Miguel Sarkis

    ResponderExcluir
  3. precisamos de matérias como essa valeu miguel!!!

    ResponderExcluir
  4. Bem vindo Thiago,
    Continue nos seus trabalhos.
    Acho que mais alguns anos, o Brasil será uma potência ainda maior na corrida de rua.
    Graças a profissionais como você.

    Abraço

    ResponderExcluir