Corrida de alto Rendimento ou sobrecarga por altas Solicitações?

Está na hora de acertar os ponteiros dos treinos, pois, vem ai um calendário "ABARROTADO" de provas. Cada vez mais teremos muitas e muitas provas.
No assunto de hoje tratarei de comentar o que é ser corredor de alto rendimento e o que é não sê-lo.


Alto rendimento é o produto a que usufrui todo corredor que desenvolve ritmos constantes e de certa forma "tranquila" em torno de 3´30" por quilômetro e abaixo. Correr a ritmos de 3´40" em diante, até aproximadamente 4´30" quer dizer que o corredor goza de ótima saúde e corre muito bem. Agora, se você é um daqueles corredores que corre tranquilamente em ritmo de 4´40" em diante por quilômetro, não se cansa por tal ritmo, a sua qualidade de vida esta excelente.
Agora tentarei definir o que é ter "Altas Solicitações"; você terminou de fazer seu treino diário (não importa a velocidade que você desenvolveu), e seus músculos demonstram extremo cansaço e demora um pouco para se recuperar para o que parece que um "trem" passou por cima de você. Mais tarde você ainda sente os efeitos do treino, parece estar mais cansado do que antes de inciar o treinamento. Ainda para esta questão, afirmo que muitos corredores de provas de rua terminam provas curtas, assim como 5, 10, 15km, extremamente exauridos...
Será que estou sendo claro? Pois, se você observar, muitos dos corredores que cruzam a linha de chegada das provas de rua, aparentam muito cansaço.
Mas por que este estado impera em muitos?
Pra explicar este fato, é preciso aprofundar um pouco em treinamento e respostas aos treinos. Muitas pessoas treinam por que o treino esta ali, a disposição, e não por que foi recomendado por pessoa habilitada a fazê-lo. ao final de um treino realizado por acaso, ou seja, por instinto, é bem provável que o resultado seja instintivo, ou seja, se a carga de treinamento foi demasiadamente exaustiva, o resultado deste gesto será, muitas vezes, o de extremo cansaço, de tonturas, o de fome intensa e o de moleza no restante do dia.
Precaver-se pode ser um caminho muito importante como orientar-se com uma ajuda Médica e Profissional do esporte, depois, orientar-se pelas formas mais técnicas para definir se é o momento de treinar pouco, médio, muito ou até mesmo se não devemos treinar naquele dia (você poderá se basear pela tabela da qualidade de vida de Miguel Sarkis, do livro: A Construção do Corredor).
É uma tarefa difícil, conter-se a emoção que, geralmente, bate mais forte, mas orientar-se, pode favorecer, por exemplo, a subida do patamar de curioso, para o seleto escalão dos bem treinados. Agora, para ingressar no Alto Rendimento, é necessário levar uma vida muito bem equilibrada, e com certeza o futuro será de ótimas conquistas.
Bom Ano, Bons treinos e Ótimas conquistas.


Treine sempre que for possível. Amadureça no que for possível. Ultrapasse obstáculos imáginários e Reais.


Miguel Sarkis

Nenhum comentário:

Postar um comentário