Por que Correr ou Andar ?

Já no início da história dos seres humanos, a vida só era possível, diante de muito movimento. Pessoas e animais eram obrigadas a seguir pastagens, carne, frutos, água e locais para se abrigar do sol, do frio e da noite.
Nos dias de hoje, os homens estão no topo da cadeia alimentar, perdendo apenas e tão somente para os nossos amiguinhos microscópicos, salvo alguns casos de povos mais primitivos que ainda sobrevivem como nossos ancestrais e de vez em quando servem de alimento para outros animais.
Nas cidades grandes, os fortes pretextos para se estacionar e ficar por meses sem um passeio mais proveitoso, os alimentos fartos e de grande quantidade calórica, vem permitindo o surgimento de seres com sobrepeso e obesos  cada vez mais abrangente. Fato este que vem elevando o nível de preocupação das autoridades médicas e profissionais do esporte, onde a quantidade de gordura se torna um forte concorrente entre a boa e a má saude do cidadão.
Para se eliminar aproximadamente 10kg de gordura estocados em nosso organismo, serão necessários aproximadamente 300 a 400 treinos de caminhada e corrida, com um tempo aproximado de uma hora de duração, isso sem que se adiquira mais alguns quilinhos extras.
E por que elimina-los? Para a saude do nosso corpo permanecer alinhada com as exigências da vida, faz se necessário mantermos alguma forma harmoniosa de funcionamento em nosso corpo, onde o peso acima do ideal nos mantém dentro de um grupo de risco, pelas demasiadas exigências impostas ao metabolismo (pressão alta, circulação dificultada, ácido úrico, colesterol elevado), o que nos traz desconforto e dificuldade em se manter vivendo: andando, dormindo, alimentando-se e demais atividades previstas e necessárias.
Andar ou correr tras uma contribuição e confirma, científicamente, a necessidade de se movimentar. Como no caso do "Efeito Piezoeletrico". Este efeito, nada mais é que uma reposta na polarização óssea, após impactar o pé contra o solo durante uma caminhada ou corrida. Esta atitude prevista, altera a polarização dos ossos, permitindo a absorção de calcio. A melhora da qualidade óssea permite evitar, por exemplo, a osteoporose.
Se evidenciarmos os efeitos positivos em se Andar ou Correr, relacionamos os principais como sendo: melhora das funções do sistema cardio respiratório; diminuição da massa gorda; aumento da massa magra; fortalecimento ósseo e demais.
Agora, se havia alguma dúvida, tens alguma constatação científica e que podem ser pesquisadas na internet e nunca mais permanecer sentado no sofá, a toa...

Boas Caminhadas e Boas Corridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário