Continuação: Idade e Longevidade em Corredores de Alto Rendimento

Quando falamos deste assunto ha algumas semanas atrás, falamos de um corredor ímpar na história das corridas de rua, o nome dele é Emil Zatopek. Este Techco foi uma mistura de homem e máquina e sua história mostrou, exatamente, por que era assim considerado.
Nesta edição falarei de um outro personagem e agora um Brasileiro de valor bastante aguçado, porém, numa época em que o Atletismo no Brasil era uma prática Extritamente Amadoristica. O nome dele? Tenente José Romão de Andrade e Silva. Este militar de características físicas, psicológicas e metabólicas distintas era o recordista de uma das provas de corrida mais exigentes e tecnicamente difícil. Os 3000m com obstáculos, para a qual manteve, por anos, o recorde sulamericano. Nesta prova, o corredor deve estabelecer uma velocidade constante de aproximadamente 25 a 30 km por hora e de 50 em 50 metros deverá ultrapassar um obstáculo de vigas de madeira, a um metro de altura em relação ao solo. Serão sete voltas e meia numa pista de quatrocentos metros o que nos dá, incialmente, a falsa impressão de velocidades incrivelmente possíveis, porém e após a terceira volta, a resistência física pode dar seus sinais de pessimismo. Sem dúvida, este cidadão não temia obstáculos e passava e corria com tamanha naturalidade que mais parecia um passeio atlético. Quem pôde assistir a essa figura símbolo do atletismo, não deixou de gravar em sua memória um dos corpos mais perfeitos para a corrida e seus gestos técnicos mais se igualavam a uma estátua de atleta símbolo...
Por que não eternizou-se o simbolo? José Romão de Andrade e Silva ? Ele faleceu novo, aos 12/01/1994 tendo então, 45 anos.
Aqui deposito, mais uma vez, a dúvida de todos na sociedade e que se perguntam: Atletas não deveriam viver mais tempo, já que se submentem aos benefícios de uma prática esportiva e portanto benéfica o seu organismo?
Muito bem: Nosso corpo deve receber as cargas de treinamento apropriadamente convincentes e não e tão somente aquelas que cada um acha que deve fazer. Depois, exercício físico deve ter uma característica que possa ser adminsitrada por vários anos, enquanto seu corpo estiver  em pé, até mesmo por que exercício é pra mante-lo em pé e bem. Se algo perturbar seu sono, com toda a certeza a saúde irá embora.
Todos os padrões de respeito, saude física e mental, valores sociais devem ser atribuidos aos praticantes de corridas e principalmente aos Deuses do Olimpo..
Precisamos saber, aqui, quantos atletas do passado que marcaram presenças nos Campeonatos Mundiais, nas Olimpiadas, nas São Silvestres e demais corridas Duras e Gloriosas, são eternizados para as novas gerações? Precisamos saber se estes ídolos foram respeitados, como deveriam ser, passando para as próximas gerações de crianças e jovens, como uma forma de Tributo, e modelo, principalmente aos vivos, ainda...
Sem dúvida, falecer aos 45 anos, não deve ser um final feliz para quem foi potencialmente forte, resistente e veloz.
Vale o gosto, o profissionalismo e a atenção aos que praticam a corrida com muita dedicação e competência
O Atleta Profissional precisa de uma carreira dupla, para, na segunda parte de sua vida, ou seja, após o auge, poder usufruir do que mais lhe protagonizou na vida. Quando saimos da primeira e mais interessante parte da vida, a de atleta de exitos, precisamos da segunda parte, como um forte pretexto para continuar a viver, agora com os devidos e merecidos reconhecimentos da sociedade...

Aos atletas de finais de semana e aos praticantes assiduos, fica a mensagem de que vale a pena treinar para aumentar a saude, mas, dediquem-se o suficiente e com orientação de quem entende..

Um abraço eterno

Nenhum comentário:

Postar um comentário