Correr com Qualidade, apesar da Intensidade

Sabemos, pelos ditos populares, que é muito fácil reconhecer alguém com mais de 90 anos e que nunca tenha participado de trreinamentos de corridas, e tão pouco tenha sido atleta, porém, que é muito difícil encontrar um ex atleta de auto rendimento, com mais de 90 anos.
Será verdade que os atletas de auto rendimento, mais que 19 km/hora em provas longas não tenham um corpo capaz de suportar mais que 60 anos de idade, correndo com saúde?
Eu tenho 54, fui corredor para autos rendimentos (mais que 20 km/hora em provas de até 10km e mais que 18 km/hora, para provas de até 42.195m. Sinto me muito bem e tenho a impressão que minha vida será tão longa, quanto os quilômetros que percorri em minha vida, até então...Minha pressão arterial não passa dos 12/8, meu colesterol é abaixo dos limites recomendados, porém, dentro dos mínimos exigidos, meus batimentos cardíacos, no basal é em torno de 40 batimentos por minutos e minha vida, apesar de atribulada, segue regrada e com corridas costumeiras e pelo menos uma maratona por ano.
Tenho uma opinião formada para estes ditos populares a respeito do ex atleta e espero que esta, conduza a um pensamento mais aprofundado entre os leitores, e espero, cause muita discussão a respeito do tema (por favor, façam comentários para gerarmos uma discussão produtiva).
Minha imagem do ex atleta de uma forma geral, remonta dos atletas até o século 20 e a partir do século 21. Quem não se lembra do lendário Emil Zatopek?  Sem dúvida, quem não se lembra é por que não viveu a realidade de corridas de longas distâncias e Olimpiadas, até os anos 1960 e 1970. Este fato ficou marcado na história das corridas de longas distâncias. Sem sombra de dúvida, este Tcheco que assombrou o mundo com suas passadas vigorosas e cara de sofrimento, fez dos seus compatriotas; Gato e Sapato, pela sua ousadia, obstinação e determinação em um só resultado nas provas a que participou, ou seja a vitória. Sem dúvida, em um só Jogos Olimpicos, esta Fera do atletismo mundial arrebatou medalha de ouro nas três provas que participou, ou seja, nos 5k, 10k, e 42.195m, mostrando que quando se tratava de alta resistência, não brincava.
Seu organismo, uma máquina, como ficou conhecido quando aqui esteve para a mais famosa prova de rua do mundo, a Corrida Internacional de são Silvestre, e ficou conhecido como a Locomotiva Humana. Por onde passava, só dava ele, vigoroso e determinado para a vitória.
Tão meteórica foi sua passagem pela vida, quanto foi a sua partida para outra. Depois de passar seus dias seguintes a fama, inclusive varrendo ruas em seu país, isto mesmo, varrendo rua. Uma posição muito pouco condizente para um homem que assombrou o mundo. Com certeza, com este novo padrão de vida, ele talvez tenha se assombrado com tamanho descaso para sua carreira brilhante.
Então ficamos muito a vontade para discutir esse que é apenas um exemplo e os de tantos outros que passarei a divulgar daqui para a diante, quando poderemos discutir as carreiras de corredores outros de tamanha grandeza, como as carreiras de atletas amadores dos anos 60, 70, 80 e 90 do Brasil e do mundo...
Bom dia e vamos discutir a questão para amadurecermos o futuro de muitos dos nossos atletas que aqui estão se formanmdo, necessitando de muita, mas muita informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário