Sempre ouvimos, na história da São Silvestre, que esta é uma das mais difíceis provas do mundo. Estão certos?
A Corrida de São Silvestre carrega esta fama por apresentar aos seus atletas participantes, centenas de possibilidades de falhas e pouquíssimas de acertos.
O calor, a umidade elevada do ar, as chuvas, a multidão de pessoas que corre e que assiste, o piso incerto, os buracos, os bêbados, subidas e descidas fazem desta prova uma caixinha de surpresas no quesito acerto. Além destes problemas físicos, temos uma componente muito importante que é a Psicológica, que ao mesmo tempo que atrai, trai, muitos dos seus participantes.
Por tais motivos, escrevo mais uma vez, alertando para seus principais problemas e as possibilidades mais seguras para acertos.
Pela ordem:
Primeira: Se você é um atleta de menos de 3´00" por quilômetro, vai fundo!Largue forte, mantenha forte e termine ainda mais forte.
Segunda: Se você é um atleta que corre a mais de 3, ou 3´10" até aproximadamente 3´30" o quilômetro, então você deve se controlar e muito. Controle de emoções, de fome, de cuidados extras e na largada da prova, se posicionar muito bem, de forma que não tenha que ficar tentando ultrapassar pessoas muito mais lentas do que você e com isso, acelerar demais ou perder seus preciosos tempos neste tipo de tarefa.
Terceira: Se você é como a maioria dos corredores, ou seja, você é um dos 20.000 corredores que participam da prova por amor a causa e pela saúde, então você precisa se ater a questões muito importantes e que garantirão os melhores resultados e uma festa de final de ano muito mais tranquila, sem dores ou dissabores.
Quarta: A emoção que este evento trás a nossos corações é capaz de alterar os resultados, muitas vezes para pior.
Então vamos as dicas:
Alimente-se da forma costumeira, sem os costumeiros exageros de comidas gordurosas, frituras, bebidas alcoólicas e demais alimentos que, sabidamente, não são saudáveis e colocarão os seus resultados em risco.
Outro cuidado é se certificar que todos os itens para utilizar na prova estão separados e conferidos.
Os itens mais interessantes para provas desta natureza são: Vaselina (para passar entre as coxas, nádegas, em baixo dos braços e no caso dos homens, nos mamilos,
Camiseta de material inteligente, shorts curto e largo para não apertar durante a prova, meias finas, tênis de até dois tamanhos maior, e que fique muito confortável em seus pés, boné, protetor solar, óculos de sol (verdadeiro).
Isotônicos para beber em 30 em 30 minutos, água a vontade, gel de carboidrato para tomar um antes da prova, pelo menos meia hora antes, e depois, a cada 40 minutos de prova e logo após o termino.
As velocidades de quem não corre profissionalmente: Saída lenta a média; Meio da prova a velocidade deve ser sub máxima e depois do Teatro Municipal, imprima velocidade progressiva até o seu final. Lembre-se que há uma plataforma no meio da Brigadeiro que garantirá uma breve recuperação antes da subida derradeira e depois, uma reta até a chegada. Cuidado com o "Beijoqueiro".
Boa sorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário