Ar Seco e Úmido. Quais os efeitos no Corpo dos Corredores?

Ar Seco Ar Úmido
O que isso tem a ver com a os treinamentos e a corrida dos corredores em redor do mundo?

Em qualquer local do mundo, o problema pode ser o mesmo, porém, o que muita gente não sabe é que isso pode alterar, dependendo da Genética, do tempo de treino e da Percepção do corredor.

A umidade baixa quer dizer: ar com pouquissimas particulas de água em suspensão. Ou seja, o nosso corpo, que em sua composição possui a maior parte de água, este fato gerará muita diferença no equilibrio interno (metabolismo), em se tratando de exercício, elevação da temperatura corporal e eliminação de água pelo suor. O corpo que estiver em condições de Ar Seco, terá maior facilidade de perda de água do seu meio interno, favorecendo a eliminação precoce de sais minerais e diminuindo a quantidade necessária de liquidos internos, caso não haja recuperação do líquido perdido. Por outro lado, a perda destes sais diminuem a produção de força e resistência no corpo do corredor, alterando o ritmo e a velocidade de deslocamento durante o treino ou prova.

A Umidade Alta no Ar quer dizer: ar com excesso de partículas de água em suspensão, dificultando a transferência do suor, fruto da dissipação necessária de calor produzido com a movimentação pelo exercício físico, do nosso meio interno, e no caso, nosso metabolismo entrará em situação pouco favorável, já que a troca de líquidos com o meio externo acontece na pele. Como não há facilidade de troca, por estar muito concentrada no ar, a umidade permanecerá alta em suas roupas e pele. Sendo assim, você sofrerá para manter seu organismo em exercício e em equilibrio metabolico.

Mas, é sabido que ao correr em condições de secura do ar, permanecemos muito secos e em condições contrárias, permanecemos muito suados, enxarcados. Então, a pergunta é: Será que há diferença em se correr numa ou noutra situação, já que em uma ou outra situação necessitaremos de muita hidratação? Sim, o principal em se manter equilibrado nesta ou noutra situação será, sempre, a condição de treinamento e de Base dos corredores, que permitirá maior resistência e equilibrio para treinar e ou correr provas.
E em se falando de provas, fica a minha forte sugestão de que precisamos nos preparar, sempre, de forma completa, fisica e emocional, para não cairmos na tentação de correr mais forte em situações onde nosso corpo possa enviar sinais de desfavorecimentos e sem notarmos, ultrapassarmos os limites do esforço físico.

Boas Reflexões para todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário