Cabeça - Comida - Cama - Corrida

Cabeça, Comida, Cama e Corrida
Qual a importância destes quatro itens para a prova de corrida?
Tudo dependerá do equilíbrio destas forças para se conseguir um resultado ótimo na prova que você planejou.
Não estou falando somente do seu equilíbrio, para compensar o resultado em prova, mas principalmente, na manutenção da saúde física e mental dos corredores.
Cabeça
Ter consciência do que queremos e podemos, é o primeiro passo para corrermos bem. Para tornarmos corredores, precisamos de equilíbrio do físico, do sono e emocional.
Por que a condição psicológica nos afeta tanto? É como se tratássemos de um Ser a parte, habitando nosso corpo. Quem decidirá se irá correr 10km ou 15km, sem dúvida é o corredor. A menos que tenhamos um treino na forma das grandes manadas de Gnus (um tipo de búfalo africano), que respondem por comandos, nós decidimos quando, quanto e como correr. Correr exige equilíbrio e uma cabeça sem equilíbrio, pode trazer desvantagens que a corrida, a princípio, nos oferece como prêmio, o equilíbrio. Um forte exemplo pode ser explicado pelo seguinte: como é que iniciamos uma corrida com a franca intenção de realizar um ritmo e logo no início a intenção é substituída por uma força que não controlamos? Um corredor se embrenha em uma maratona com intenção de percorrê-la em 4 horas. Ele acelera no início e termina a maratona em 5:00 horas.
Poderíamos ficar falando do assunto, durante horas, porém, como não é a intenção, para os casos mais específicos, um psicólogo pode ajudá-lo a resolver outras barreiras.
Comida
O alimento, não somente os sólidos, mas também os energéticos, a água e demais meios de reposição alimentar, farão parte do ato de se alimentar. Este é um ato que, senão o mais importante é, sem dúvida, um dos mais importantes na vida dos seres que habitam a terra. Desde os primórdios, os homens aprenderam a se ocupar desta e estabelecer uma relação familiar e até mesmo de amizade, em torno de uma boa mesa. Quem não leu sobre aqueles jantares e almoços que duravam até 15 dias? Pois é, alimentar-se, tem uma forte conotação social, física e emocional.
Quando comemos uma refeição, pensada e elaborada para restabelecer e construir nossos organismos, estamos mantendo uma atividade que nos dá calma e demonstra o amor que possuímos por nós mesmos. O alimento, no caso do corredor, funciona como um código para proporcionar o desejo de nos manter calmos, restabelecer nossas musculaturas, antes, durante e após a prática da corrida, além de muitas outras funções metabólicas, de vital importância.
Qual a quantidade ideal de alimento para correr? É uma ocasião que se justifica um planejamento nutricional.
Se imaginarmos uma corrida diária, durante seis dias da semana, sem um acompanhamento nutricional que determine as quantidades e qualidades dos alimentos ingeridos, pode desconsiderar, por exemplo, um objetivo com relação a prova que você almeja. Então, os treinamentos poderão ter êxitos ou não. Caso os alimentos forem ingeridos de forma exagerada, então algum desequilíbrio no organismo encaminhará para doenças e possíveis lesões.
Corrida sem comida não pode dar certo. É como um tanque sem combustível; Uma hora o carro pára. É um tanque com péssimo combustível; Uma hora ele apresentará defeito. É um motor com muito ou pouco óleo. Certamente, estes são apenas exemplos e que somente são possíveis, devido a semelhança na estrutura das máquinas, com algum ou alguns itens de nosso organismo. Tudo é prático e se resolve com planejamento. Coerentemente falando, são necessárias 5 a 6 refeições diárias, salvo outros casos específicos, onde a pessoa possa precisar de mais vezes que as referidas (o médico nutricionista se incumbirá de determinar as quantidades e qualidades).
Cama
Quando me refiro a Cama, não estou me referindo ao móvel com esta denominação, porém, ao que se destina a cama, ou seja, dormir. Um corredor que não dorme, dorme de forma irregular ou dorme muito pouco, pode ter a sua recomposição muscular, emocional, nervosa ou metabólica, de uma forma geral, deficiente.
Sem uma ótima noite de sono, não há reposição dos ingredientes necessários para se treinar no outro dia, por exemplo. Do que adiantou realizar uma ótima rotina alimentar se você não dormiu o necessário? Metade do globo terrestre dorme e a outra se movimenta. Certo? Não! Alguém inventou a luz. Não, é possível não dormir, nem num lado e nem no outro. O corredor deve procurar estabelecer uma rotina de paz com a cama. Sem esta ótima relação, não é possível correr com desenvoltura, com segurança, e feliz. Você já deve ter corrido num daqueles dias em que uma ou mais noites de sono não foram das melhores. É irritante: falta ânimo, é desgastante e ofegante, além de dar a sensação de que algo está mal. Enquanto dormimos, a reconstrução das células gastas pelo exercício se dá por completa, dentro de uma por meio de um recurso denominado de ação e reação no nosso organismo. Esta recuperação leva o corpo do corredor a algo que chamamos de super compensação. Treinando, nos descompensamos, e após a merecida noite de sono, o organismo recompõe seus sistemas afetados pelo treinamento.
A resposta fisiológica positiva de um treino só se dá por completo, quando oferecemos ao corpo, algumas horas de sono tranqüilas, e algo em torno de 8 horas. Em alguns casos, pode haver necessidade de menos ou mais horas, dependendo do ponto em que cada organismo se compensa totalmente. Treinar após semanas de sono instável pode oferecer ao corredor uma experiência desanimadora. Muitos corredores desistem de seus treinos, cada vez que entram nesta sequência de noites mal dormidas.
Corpo – Treino - Você
Então, salvo os casos que necessitem de um médico ou psicólogo, tente dormir o mais tranquilo possível e entender que nesta relação de corpo e treinamento, vale o equilíbrio de três ótimos sócios. Não queira você ser o sócio desatento.
Corrida
Uma parte mais fácil e importante da relação destes três itens que tratamos, a corrida revela muito, quando você não está conseguindo manter-se, sequencialmente nos treinos ou provas, sem lesões e com os resultados, tal qual como desejado. Reveja todos os itens relacionados e faça suas melhores marcas em treinos e provas.
Lembre-se de considerar que, para uma corrida seqüencial, serão necessárias algumas calorias, que nem sempre estão disponíveis em seu organismo, a menos que você as planeje e disponibilize na hora certa e na quantidade certa. Comer por antecipação ou querer enganar o organismo com qualquer coisa ou ainda, querer emagrecer e alcançar algum resultado em provas, isto não será possível e oferecerá possibilidades variadas de lesões e até mesmo problemas maiores ao seu organismo. Então, qual a relação mais apropriada a um corredor? Equilibrado física e emocionalmente. Carregar um corpo descompensado durante minutos e horas de um treino ou prova, pode ser desanimador. No entanto, se seu organismo estiver equilibrado, poderá curtir os prazeres da corrida, por vários anos de sua vida.
Correr, para o homem moderno, é uma questão social, é também uma questão de saúde e principalmente, de uma questão de prazer.

Miguel Sarkis

Nenhum comentário:

Postar um comentário