A corrida de Rua e o Treino para Corrida

A Periodização de treinos e Provas

A partir deste mês, como há muitos anos, teremos uma avalanche de provas de rua; duas ou mais por final de semana.
Melhor dividir o semestre em partes que podem ser: Base (Agosto) - Pré Competição(Sete/Outubro) - Competitivo (Novembro/Dezembro)

Sugiro que as pessoas que estiverem treinando já mais de quatro anos, ingressem o período de Base cumprindo quilometragem em torno de até 100km por semana e complementando com exercícios de coordenação para Corrida, Exercícios musculares em Aparelhos ou com pesinhos, subidas de morros e montanhas, lembrando de considerar dois dias de descanso; ativo e passivo.
Durante esta fase, não corra provas de rua, mas sim, as de Cross Country. Se participar de corridas, faça aquelas de 15km.

Para a fase Pré-Competitiva, sugiro que o corredor realize treinos em torno de até 80 km por semana, variando ritmos e realizando dois trabalhos diferentes de ritmos e velocidade, tanto nos treinos de quilometragem, bem como em ritmos de 1km, 2km ou 5km) como exemplo: tiros de 200 metros, forte-fraco e ritmos progressivos. Pode-se manter os trabalhos de Coordenação, desde que se trabalhe diferente da fase anterior.

O período Competitivo, é marcado por treinos de no máximo 60 km por semana, para que aconteça a recuperação total do organismo e as competições possam ser realizadas mais rápidas e resistentes. Com este procedimento,seus objetivos serão alcançados. Como realizar este período: Corridas mais curtas e rápidas, trabalhos de tiros semelhantes a prova que se deverá realizar, além de períodos de descanso antes da prova.

Quando ingressar em provas no último período de treinos, você deverá priorizar as provas e portanto, procurar se aperfeiçoar nos ritmos progressivos para que o ritmo de prova, também o seja progressivo.

Bons treinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário