Corrida Premiada sem Méritos

Corrida é sempre igual, treinamos, treinamos, treinamos e no entanto, quando vem a competição, entramos e participamos. Nossa classificação depende, exclusivamente, das condições em que nos encontramos. Certo? Não!!!!!
Nem sempre o resultado meu, teu, dele ou nosso depende somente de nós.
A resposta vem muito rápida. Corrida GRAACC 2010, minha aluna que já treina há 14 anos se surpreendeu com o seu resultado por faixa etária. Havia em primeiro lugar, uma pessoa que nunca termina a prova na sua frente. Ficou surpresa, abismada e inconformada.
Foi a partir do inconformismo que ela passou a pesquisar os resultados desta DIGNISSIMA e ousada Senhorita e pôde constatar que a mesma, BURLAVA os resultados de provas. Como?
Agora é que entra a chave para desvendar a trama.
A pessoa que de agora em diante revelarei como a corredora de número 186, larga a prova como se nada tivesse por acontecer. Ao verificarmos as fotos disponíveis na midia poderemos observar que ela aparece somente uma vez nas fotos disponiveis e para surpresa, figura um homem  mais ou menos por seis vezes com o mesmo número. Como é impossível ter dois números para a mesma prova e como não ha a possiblidade da organização ter errado, sempre que procuravamos pelo número ou pelo nome dela, o que veríamos era a imagem unica dela e mais sei do homem que carregava o seu numero. Ora, se ela estivesse correndo com um número igual, então teriamos mais fotos da mesma CRIATURA.
Perguntas: Por que, para que, para quem????
Bem, se levarmos em consideração a premiação que a prova oferecia para a Categoria, é nada com nada (somente a pontuação para o Ranking Ano). Se considerarmos a fama, vamos além de alguns clikes que não devem passar de 100. E se formos para efeitos práticos, nenhum!!!
Então, a não ser que esta personagem quisesse muito chegar na frente de todas as mulheres desta faixa etária, então, podemos dizer; ela queria muito. Se ela desejasse ganhar algum prêmio, então não seria nesta prova e talvez ela estivesse "cevando" o terreno para quando tivesse uma prova maior, ai então, sim, ela pegaria o tão cobiçado podium.
No mais, então vamos ficar atentos, pois, não vale apenas treinar, sem no entanto, observar quem vai a nossa frente. Não vale apenas o esforço honesto de cada um e nem tão pouco olhar somente para a nossa classificação, mas sim, a de todos que chegam a nossa frente, para vermos até onde é merecida a classificação de quem vai a frente.
Outros casos de "RATOS" de provas, já são citados ha anos: Na prova de Ultramaratona da África: Comrades, O famoso episódio dos irmão jêmeos que burlaram em metade e metade, cada um e só foram denunciados pelo relógio, diferentemente um em cada pulso.
Sempre observaremos outros tantos casos de corredores que burlam e burlaram, perdem-se na história da corrida de rua.
Vamos continuar a correr bem e atrás da saude, e em especial, da saude mental.

Bons treinos e ótimas provas saudáveis
Miguel Sarkis

6 comentários:

  1. Amigo Miguel !! que bela dica ., nunca havia me preocupado com isso !!!
    Miguel tenho um comentario a fazer : Antes eu treinava todos os dias , forte um dia e trote no outro ., porém estava me sentindo muito cansado ., passei a treinar intervalado dia sim dia não ., meus resultado melhorarem assustadoramente ., Vc aconselha manter esse tipo de treinamento ?

    Abraçoss
    Romildo Freitas

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Romildo,
    Sem dúvida que você está precisando é seguir uma periodização. Neste caminho o seu corpo tem mais tempo para se recuperar, não perder a forma atingida e obter maiores resultados atleticos.
    Você deve ter experimentado aqueles efeitos de super treino e recuperação em seguida. É uma ótima sensação quando isso acontece.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Hehehehe
    A corredora 186 subiu no pódio? Na cara de pau mesmo?
    Essa cena eu queria ter visto. Nem suou e ganhou o trofeu.
    Tem muita gente que corre com inscrição de terceiros, mas geralmente é só para não perder a inscrição, sem pensar nesses "premios". Simplesmente poruqe as organizadoras, principalmente corpore e yescom não estão preocupadas com isso. Elas não deixam alterar os dados do INSCRITO e pronto. Aí o filho de 30 corre no lugar do pai de 50 e acaba em 1º na categoria.
    Uma pena que depois de paga a inscrição, ninguém se responsabilize por nada.
    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    Miguel, vc tem como fazer uma cópia ou me emprestar o vídeo do programa Mulheres da Gazeta com a Catia do final do ano passado?

    ResponderExcluir
  4. Antonio,

    Vamos ser justos, mas a Corpore permite e orienta as alterações. Até mesmo na hora do evento, como realizo costumeiramente. A verdade é que vai da conciencia de cada um. A atleta 186 não subiu ao podiun, porque não tinha podiun, mas marcava pontuação para o ranking anual da corpore.
    Quanto a gravação do programa, está no meu site. Será que é possivel retirar de lá?
    No mais, acho que ainda está no site da Gazeta Esportiva.
    Caso não consiga, veremos então.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  5. Miguel,
    Esses dias presenciei uma cena parecida. Na 9 corrida pela cidadania - MPR Arrastao, uma corredora trotava um pouco, caminhava um tanto, pulava o canteiro e depois ja saia na minha frente. No final ela chegou correndo e feliz, na minha frente. Pena q nao lembrei de pegar o numero de peito dela. Ela fez isso em todas as voltas q demos no estacionamento do pacaembu. Foi presenciado pelos staffs da organizacoa q nao disseram nada.
    As pessoas da coordenacao dos eventos tem q estarem mais atentas para isso.

    Adorei seus artigos! Parabens!

    Sabdra Omura

    ResponderExcluir
  6. Sandra,

    Não é de hoje o desejo de se sagrar campeão e o sofrimento pelo que se desconhece. As pessoas que correm, sofrem muito, principalmente pelo desconhecimento, pela falta de treinamentos adeuqados e por tal, as vezes, pulam a cerca para pagar mole.
    A organização destes eventos, invariavelmente, convidam pessoas pouco orientadas para trabalhar e assim, colhem estes frutos.
    Também, sempre tive em minha mente o seguinte: primeiro, vale o tempo que me proponho a realizar, depois, se não influenciar no meu resultado, por exemplo, um troféu no pódiun, então não vale a pena brigar, senão, deixe os infelizes e desorientados furarem, assim eles sumuirão mais rápido de nossa frente.
    Continue honesta, você verá que vale mais a pena.
    Bons resultados para você

    Abraços

    ResponderExcluir