A Finalidade da Corrida Forte no Corpo Humano

Correr rápido, a principio, foi uma saída muito importante para fugir de algum predador ou perseguir o que seria sua refeição.
Esta foi uma das formas que nós, seres humanos, perpetuamo-nos na terra, acima de outras criaturas que estinguiram-se em eras passadas.
Mas, correr rápido é ou não é saudável?
Corrida rápida é um esforço medido ou desmedido, que visa algum benefício a pessoa que a pratica. Para os cidadãos comuns, correr atrás do onibus, para chegar mais rápido a algum lugar, sempre foi e será, uma forma de antecipar o deslocamento do corpo no espaço e levá-lo a algum lugar, antes do tempo que seria necessário, caso fosse devagar.
Mas, como no nosso caso específico, correr mais rápido é um sonho, uma solução e pode ser uma preocupação. A corrida rápida, requer mais do organismo, seja pelo efeito PIEZOELETRICO, seja pelos efeitos ao sistema circulatório, pela pressão emocional que esta modificação metabólica pode causar ao organismo, enfim, muitas são as modificações no estado fisilogico, causado pela corrida rápida.
Mas, quanto prejuizo e seus benficios ao organismo de quem a pratica?
A corrida rápida deve causar no seu músculo cardiaco (miocárdio), alterações favoráveis no aumento de sua densidade, oferecendo maior eficiência em contração para o bombeamento de sangue a todo o corpo. Por outro lado, a corrida rápida, medida e experimentada, deve evidenciar o transporte de sangue para todas as células do nosso corpo, estimulando a recuperação física após o esforço e após eventos esportivos, além de conduzir o corredor, física e emocionalmente, a um estado de bem estar. Esta sensação de bem estar deve permanecer em momentos como durante o esforço maior, ou seja, nos primeiros quilômetros da competição.
Mas, como seria determinado o ritmo que se tornaria parceiro no treinamento da corrida rápida e não um vilão?
Correr desmedido, ou seja, sem o planejamento coerente, realizado por alguém que realmente entenda, pode se tornar um problema muito sério, como por exemplo, as lesões por tendinites, fraturas por estresse, rupturas de ligamentos e músculos, já que o corpo precisa da quantidade, qualidade e frequencia semanal, principalmente em se tratando de um trabalho de corrida intensa. Imaginemos um treino de corrida rápida: uma sequencia de tiros de 1km, muito uitlizado por diversos corredores e que, sem contestamento, realizam os referidos tiros, com mais ou menos intervalos e num ritmo alucinado, ou então, em ritmos mais moderados. Como é determinar o ritmo ideal para tiros de 1km? Quem são os corredores que devem e podem realizá-los? Os tiros são como pontos culminantes dos treinos de corredores com mais de dois anos de treinamentos contínuos e de qualidade. Por outro lado, a intensidade deve ser proporcional ao ritmo de seus treinos de quilometragem. Por exemplo, você corre 80 quilômetros por semana, na razão de 12km por dia, num ritmo de 5 minutos por quilometro, então, será muito provável que seus tiros sejam realizados em 4 ou 4:30 minutos por quilômetro. Se você desejar realizar um teste, antes de definir o tempo para os tiros, então você poderá realizar um teste de 1km, rápido, verificar a recuperação após este esforço, observando a velocidde com que recupera do desgaste deste tiro. Se você recuperou muito bem, antes do primeiro minuto terminar, realize os tiros no tempo total do teste, com intervalos que podem variar entre um minuto e quatro, dependendo do total de treinos de 1km que desejar realizar. Se sua prova for 5km, então, pode realizar de 3 a 5 tiros de 1km. Se sua prova for de 10km, então poderá realizar entre 5 e 8 tiros de 1km. Lembre-se, a recuperação deve ser satisfatória, ou seja, mesmo depois de realizados os primeiros tiros, segundo, quinto em diante, sua recuperação deve se mostrar eficiente. Os testes podem ser mais longos, como os testes de 3km, que definem um ritmo continuo e por isso, uma maior precisão para os tempos dos tiros de 1km.
Correr em ritmos desmedidos, é isto, ignorar a recuperação do organismo que requererá mais do físico e do emocional, e que poderá causar maior repercussão negativa na sua ossatura, que apesar de necessário, o impacto gerado pelo apoio em maior velocidade e a projeção do corpo no espaço, poderá causar maior comprometimento ósseo durante um treino de alguns minutos e ou horas.
Uma atitude comum em corredores urbanos, nos grandes centros populacionais, é correr rápido para "matar", algum desejo de dentro, ignorando os limites técnicos. Faça sempre uma reflexão de seu dia, antes de entrar para um treinamento de tiros.

Faça bom uso de seus treinos de velocidade, lembrando-se, sempre, de que a velocidade deve ser realizada por alguém que realmente possa realizá-la, por um tempo determinado e por uma velocidade compatível com seus treinos diários.
Bons treinos velozes

Nenhum comentário:

Postar um comentário