Você já parou para pensar em: Saúde-Qualidade de Vida e Exercício ?

Saúde é...

Saúde é um estado dos organismos vivos onde o equilíbrio entre suas funções físicas e emocionais se completam e se mantém assim, apesar das bactérias convivendo em seu interior e próximo dele, das mudanças na temperatura ambiente e de solicitações pelos estados emocionais. É também, quando comparado pela pratica da atividade física, conduzindo a um estado equilibrado entre as funções aeróbias e anaeróbias, que se fortalecem e se mantém pelas solicitações oscilantes de ativação e descanso de seu conjunto metabólico, muscular, ósseo, e demais, para permitir um individuo cada vez mais tolerante e forte, veloz e resistente.
Se tratando das condições corporais, uma pessoa saudável mantém seu corpo em equilíbrio entre massa magra e massa gorda, resultado de uma atividade física mantida regularmente pelo longo de sua vida. Este equilíbrio se dá pela necessidade energética e de demais alimentos que mantém a prática em níveis satisfatórios e que no final produz os resultados favoráveis para eliminar o excesso de gordura, esperados ao corpo de quem pratica atividade física.
Na condição emocional, um indivíduo saudável é aquele que se admira, confia em seu corpo e no seu intelecto, executa as atividades físicas num equilíbrio de utilização da força, velocidade e de persistência. Tem por tal equilíbrio, melhorada a sua auto-estima.

A Qualidade de Vida
É um estado de equilíbrio obtido, apesar da seqüência de diversas solicitações diárias, ao se manterem em harmonia entre obrigações sociais e o seu ser físico e emocional.

Relação entre a Atividade Física , Saúde e Qualidade de Vida
Elas se interagem.
Um estado puxa o outro por se encontrarem interligadas numa necessária seqüência: Atividade Física melhora as funções fisiológicas e comportamentais; A Saúde é melhorada a partir do equilíbrio entre o aperfeiçoamento das funções requeridas pela atividade física, a necessidade de alimento, adaptações sociais e que por fim, diante deste estado, a melhora de sua relação com a sociedade e combinado com estados de ativações físicas e descanso, a qualidade de vida do praticante é elevada a patamares atípicos para uma sociedade comercialmente produtiva, por exemplo.

2 comentários:

  1. Miguel parabéns pela qualidade das informações importantíssimas que vc está postando em seu blog.
    Se você me autorizar faço questão de divulgar o endereço de seu blog.
    Trabalho na area comercial da Editora Gente e tenho um blog www.momentodolivro.blogspot.com e o twitter http://twitter.com/momentodolivro se promover cultura é bom, promover saúdo é ainda melhor.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Sérgio,

    Muito obrigado pelos comentários e, sem dúvida, pode ficar a vontade para divulgar e farei o mesmo aqui. Sinto, mas não estou tão familiarizado ainda com essa história de blogs e twitters, mas isso passa!
    Atenciosamente

    ResponderExcluir